Secretarias Municipais continuam no atendimento às famílias

As Secretarias Municipais de Mafra estão desde sábado atendendo as famílias atingidas pelas enchentes. Sãoações do Governo e Cidadania (Defesa Civil), Saúde, Educação e Ação Social.  A enchente que chegou a 13,62 em seu nível mais alto atingiu cerca de 3.265 pessoas, das quais foram 703 atendidas  em 14 abrigos públicos e outras aproximadas 2.562 pessoas desalojadas, que procuraram  refugio em casas de parentes e amigos.

O Prefeito Roberto Scholze e toda aequipe que compõem a Defesa Civil de Mafra estão muito sensibilizados  com  solidariedade da população de Mafra, Rio Negro e cidades vizinhas, que além de doações em espécie, ainda dedicam tempo de suas vidas como voluntários ajudando na alimentação, no transporte de donativos e mesmo cedendo veículos  para a mudança das famílias flageladas. “Nossos mais sinceros agradecimentos pela demonstração humanitária que verificamosnesse momento de tristeza por que passam nossos irmãos riomafrenses”.

Atendimento em Saúde

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde esteve nessa sexta-feira, 13, nos abrigos para realizar a vacinação, atendimento médico e orientar as famílias. Na data os abrigados foram vacinados contra gripe, febre amarela e com a antitetânica.  Além disso, foi dada continuidade a visita das equipes médicas. Também foram vacinadas, as equipes (servidores municipais e voluntários) que atuaram e estão trabalhando no atendimento as famílias.

Retorno às casas

A Defesa Civil de Mafra informa que o retorno das famílias flageladas somente será liberada na próxima terça-feira, 17, após vistoria in loco, para verificar as condiçõesestruturais das moradias.  Destaca-se que somente após essa vistoria serão liberados os kits de limpeza e desinfecção das casas atingidas pelas águas.

Donativos

A Defesa Civil continua recebendo donativos. Além de roupas e alimentos, a necessidade no momento é de produtos de limpeza como água sanitária, sabão em pó, luvas, vassouras, rodos e panos de limpeza.

Cadastramento

A Secretaria Municipal da Criança e Ação Social está efetuando o cadastro das famílias desalojadas com a enchente e que foram abrigadas em casas de parentes e amigos. A Defesa Civil esclarece que esse cadastro é de fundamental importância para o registro real dos afetados pela enchente. Simultaneamente, o cadastro das famílias que estão em abrigos públicos, está sendo feito nos próprios abrigos.