Prefeitura de Mafra promove ações de conscientização sobre meio ambiente

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, Prefeitura incentiva hábitos saudáveis como reciclagem, coleta seletiva e preservação do verde

Uma série de ações marca o Junho Verde em Mafra. As atividades estão sendo desenvolvidas por equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano que prende ir às ruas conscientizar a população. Durante o mês está programado o “pedágio verde”, nos principais cruzamentos da cidade, onde serão distribuídas sacolas de lixo para carros, além da promoção de hábitos saudáveis de preservação da natureza, como separar o lixo orgânico do reciclável (coleta seletiva) e consumo consciente da água.

Responsabilidade

O Secretário da pasta, Gutemberg Pereira dos Santos, conta que a equipe de meio ambiente vai trabalhar o consumo consciente com os servidores municipais. “Será feita uma campanha interna para que cada servidor utilize um copo ou caneca de louça ou plástico (PVC) que possa ser lavado. Assim, pretende-se reduzir o volume de copos descartáveis e diminuir o valor gasto com a compra deste produto”, explicou o Secretário.

Vale lembrar que em 2011 e 2012 a Secretaria realizou gincanas para arrecadação de lixo reciclável, ao todo foram arrecadadas quase 6 toneladas de recicláveis.

Coleta seletiva

A Prefeitura conclama a população para ficar atenta aos dias e horários para a coleta de materiais recicláveis nos bairros.  Às quartas-feiras das 9 da manhã às 5 da tarde nos bairros: Jardim América, Vila Clementina, Buenos Aires, Vila Ferroviária, Alto de Mafra, Centro, Vila Ivete, Vila Solidariedade, Santa Filomena, Jardim Cristal, Vila Grossel e Vista Alegre. Nas sextas-feiras, também das 9 da manhã às 5 da tarde nos bairros Km 9, Faxinal, Vila Formosa, Bairro do Passo, Restinga, Vila Nova 1 (Novo Horizonte) e Vila Nova 2 (Móveis Fritz).

A coleta aceita os seguintes produtos recicláveis: vidro, papel, metal e plástico.

Serviço:

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano fica no Prédio da Prefeitura – Praça Desembargador Flávio Tavares, 12 – Centro. Atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Telefone: 3641-4014. E-mail: meio.ambiente@mafra.sc.gov.br