Escola Evaldo Steidel iniciou projetos Contraturno e Sanitarista Júnior

 

Alunos do 5º e 6º anos da Escola Municipal EMEB Evaldo Steidel iniciaram na segunda-feira, dia 11, dois importantes projetos: o projeto contraturno com a primeira aula do projeto Sanitarista Júnior – Em Defesa da Agropecuária.  

Pelo contraturno,   os alunos permanecerão uma vez por semana, o dia todo na escola onde receberão almoço e lanches, para participarem de outras aulas, no turno contrário às regulares.

No dia 11, pelo projeto Sanitarista Júnior, eles tiveram aulas sobre Doenças dos animais, Inspeção de produtos de origem animal, Bem estar animal,  Produção de abelhas, Defesa Sanitária Vegetal e Agrotóxicos, entre outros. Elas foram ministradas pelos técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc, Engenheira Agrônoma Franciéli Marmentine Claudino Schuhli  e pelo Técnico em  Agropecuária, João Altino Pires de Souza.

Desenvolvimento de novas habilidades

Para a diretora da Escola, Claudineia Gontarski Dvojatzki a implantação dos projetos responde positivamente às metas propostas pelo Executivo, de atender às necessidades específicas da escola do campo e ainda desenvolver novas habilidades nos estudantes ou aprimorar o que já é trabalhado em sala de aula, no campo e no dia a dia com a família.

Para a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Jamine Emmanuelle Henning, as atividades de contraturno são essenciais para que as crianças possam permanecer o maior tempo possível na escola, porque lá é o lugar do saber e onde terão oportunidade de aprender ainda mais”, declarou.   

Conforme declarações de Francieli  Schuhli os alunos participaram ativamente das aulas, mostrando-se curiosos sobre os temas  que vivenciam no dia a dia e que escutam dos pais. A aluna Natália Bornatto comentou que aprendeu sobre o significado de vários conceitos como zoonose, por exemplo.

Sanitarista Junior

A Prefeitura de Mafra firmou  parceria com a CIDASC, para o desenvolvimento do projeto Sanitarista Júnior, que visa a defesa agropecuária, sanidade ambiental e humana. Pelo projeto, os alunos do ensino fundamental recebem informações sanitárias agropecuárias proporcionando mudanças de comportamentos. Será desenvolvido em três escolas da rede municipal de ensino: EMEB Evaldo Steidel, EA Prefeito José Schultz Filho e EMEFB São Lourenço.