Marca “Mafra é muito mais” é entregue para a população

 

Mais qualidade de vida, mais receptiva, criativa, empreendedora. Este foi o resultado do trabalho da sociedade civil no desenvolvimento da marca da cidade

 

Sentimento de pertencimento. Foi esse o enunciado para o evento de lançamento da marca “Mafra é muito mais”, na noite da última quarta-feira, 11, no auditório do Sicoob. Resultado de um processo de place branding desenvolvido durante quatro meses de 2021, com o envolvimento de pessoas da sociedade civil – membros de associações de bairro, artesãos, MEIs, comerciantes e de demais segmentos – o conceito visual e verbal da marca da cidade já está disponível para todos que quiserem  utilizar. Para tanto, neste primeiro momento, os interessados devem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cidadania, que esclarecerá todos os pontos a respeito da utilização da marca.

 

A marca de Mafra


Como nas demais cidades que já tem sua própria marca, “Mafra é muito mais” tem a missão de unir iniciativas de valorização da cidade e despertar na população o sentimento de pertencimento, elevando sua auto-estima e o orgulho de ser mafrense – nativo ou que adotou a cidade para viver. A marca pode ser utilizada livremente em eventos, produtos e serviços que ressaltem os principais atributos e potencialidades do município. Para tanto, há de se seguir o manual da marca que traz todas as diretrizes para sua correta aplicabilidade.

O Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca, destacou que à frente desta gestão do Sebrae, foi definido como visão de futuro “reduzir as desigualdades de Santa Catarina através do empreendedorismo”. Para tanto, citou que o Sebrae está atuando em dois fortes eixos: fomento ao empreendedorismo e melhoria da produtividade do micro e pequeno negócio e, na melhoria do ambiente de negócios como a agência de fomento através do programa Cidade Empreendedora, este uma parceria com o município de Mafra. Fonseca também destacou a importância da marca do território. “Essa marca é de todos e é importante o engajamento de toda população na sua difusão”, concluiu.

A vice-prefeita Celina Dittrich Vieira mostrou-se orgulhosa por todo trabalho desenvolvido na elaboração da marca nos últimos meses, por todos os envolvidos no processo. “Hoje se materializam os anseios da sociedade mafrense: que a Mafra que amamos fosse uma cidade viável, de oportunidades e que segue no desenvolvimento.Todos queremos uma cidade com mais qualidade de vida para nossos filhos e um futuro promissor para eles. Hoje, é o nosso sonho materializado”.

 

Marco para a cidade


Citando Mafra como um laboratório para novos produtos, o prefeito Emerson Maas ressaltou a parceria com o Sebrae/SC que acreditou no potencial e vocação de empreendedorismo para a cidade. Ele lembrou que Mafra é a cidade brasileira onde se leva o menor tempo para abertura de uma empresa e ainda que o foco para o desenvolvimento é o planejamento. “Precisamos pensar em como queremos estar no ano de 2050 – planejamento a longo prazo. Se a sociedade estiver participando desse processo, irá e deverá cobrar do Executivo esse labor”. Maas explicou que independente de quem estiver à frente do Executivo, a cidade pertence aos moradores, assim como a marca lançada. “Não podemos perder as potencialidades do nosso município. Temos de agregar valor aos nossos produtos e serviços, levando junto a nossa marca, porque Mafra está e deve continuar se destacando no cenário nacional”.

O prefeito agradeceu à diretoria do Sebrae pela parceria nesta empreitada da construção da marca e nos demais programas empreendedores desenvolvidos na cidade, além do envolvimento da comunidade na concretização do projeto.

 

Transformar território em marca


Em Mafra o processo de place branding (termo baseado na ideia de que cidades, regiões e qualquer local podem se tornar marcas que criem conexões por meio de experiências vividas) iniciou-se com a identificação das vocações da cidade e na potencialização das identidades. A partir daí  trabalhou-se o mapa de valores da cidade e percebeu-se que Mafra deve ser compreendida como uma cidade plural que tem vocações variadas: cultura, lazer, entretenimento, empreendedorismo, turismo rural, turismo pedagógico, gastronomia, dentre outras. “Place branding é isso: personalidade (DNA), comunicação e estratégia. As três coisas juntas é que, de fato, vão permitir que as pessoas tenham a respeito de Mafra a imagem, a identidade e o posicionamento que a gente merece ”, declarou a consultora responsável pelo trabalho, presidente do IDIT (Instituto de Design Inovação e Tecnologia), Gisella Beatriz Simões de Almeida.

 

Sobre a marca: Mafra é Muito Mais


A marca está apoiada em quatro eixos:


– Qualidade de Vida – tem por objetivo fortalecer o senso de comunidade e pertencimento dos seus moradores, oferecendo qualidade de vida, infraestrutura, bem-estar, oportunidade de emprego e opções de lazer;


– Receptiva – Visa encantar seus visitantes com lugares de belezas naturais, narrativas e patrimônio histórico, paisagens rurais e diversidade de manifestações culturais;


– Empreendedora – objetiva atrair investidores e novos empreendimentos visando o desenvolvimento sustentável e estruturado da cidade, abrangendo suas principais vocações econômicas como agronegócio e indústrias;


– Criativa – referente à cultura, artes, economia criativa, entretenimento e lazer, características fundamentais para transmitir a imagem da cidade. Representa o conjunto de projetos sobre a história, tradições, etnias, artesanato, arte urbana, atividades culturais, museus, tradições, eventos, festas e festivais.

 

 

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