Aulas de projetos no contraturno despertam o interesse na Ciência
Mafra mais Educação
No início de agosto os alunos do Projeto Sanitarista Júnior, da escola EMEB Vereador Evaldo Steidel, do município de Mafra participaram de aula sobre Pragas Quarentenárias, podendo, na parte prática, visualizar materiais através do microscópio, com auxílio dos profissionais da Cidasc, Francieli Marmentini Claudino Schuhli, Engenheira Agrônoma e João Altino Pires de Souza, Técnico Agrícola.
Algumas pragas na agricultura são chamadas de pragas quarentenárias, pois são controladas através de programas oficiais dos governos dos Estados. Por apresentarem grande risco à produção agrícola, essas pragas possuem programas de controle definidos por leis, e os vegetais que são atacados por elas, chamadas de plantas hospedeiras, possuem seu trânsito fiscalizado. No estado de Santa Catarina a Cidasc é responsável por executar esses programas.
As principais culturas produzidas em Santa Catarina são a banana, as frutas de caroço, os citros, a uva e o pinus. Anualmente é realizado o monitoramento destas plantações para verificar se houve ou não a entrada de alguma praga quarentenária. As plantas podem ser atacadas por fungos, bactérias, insetos e outros micróbios. A estas doenças e insetos, assim como plantas daninhas, chamamos de pragas.
Uso de microscópio
Na parte prática a escola contou com a parceria da Universidade do Contestado (UNC), que cedeu lâminas para a realização da aula.
Os alunos puderam observar no microscópio, alguns insetos pragas que podem transmitir doenças e também lâminas histológicas de sementes (milho e feijão) e de flor onde observaram formas e estruturas dos organismos vegetais
A diretora da escola, Cleidinéia Gontarski Dvojatzki destacou que “é preciso adotar metodologias que auxiliem a colocar a teoria em prática. As crianças precisam ser protagonistas dos próprios processos de aprendizagem, ou seja, necessitam aprender a fazer e ter autonomia para realizarem determinadas tarefas.
A Engenheira Agrônoma Francieli explicou que a intenção da aula foi proporcionar aos alunos o contato com instrumentos que permitem a visualização de insetos e partes de vegetais de maneira ampliada, o que sem dúvida encanta as crianças. “O contato com o microscópio não tem objetivo científico, mas sim despertar o interesse pela ciência e mostrar que ela pode ser divertida e quem sabe nortear a escolha de uma possível profissão”.
Parceria amplia conhecimentos
A Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Jamine Emmanuelle Henning destacou a parceria entre a Prefeitura e a Cidasc, especialmente no que se relaciona à ampliar o conhecimento dos alunos. “Nossos alunos são ávidos por conhecimento, novas informações e inovações. Tudo o que conseguirmos proporcionar a mais à eles será de grande valia na sua formação e, nesse sentido, a CIDASC é uma grande parceira com o projeto Sanitarista Júnior.