Sacola “Viajante do Saber” incentiva a leitura compartilhada

Este Projeto Merece Aplausos

Com o objetivo de incentivar o gosto pela leitura, envolvendo estudantes e famílias em um momento de compartilhar tempo e conhecimento, 21 alunos do 1° ano da EMEF São Lourenço desenvolveram, sob a orientação da Professora Maristela Moro Konopka,  o projeto Sacola Viajante do Saber.     

Pelo projeto, os estudantes levam livros para casa, utilizando de sacolas reutilizáveis, para realizar leitura compartilhada com ajuda dos familiares. Neste trabalho o estudante é incentivado a utilizar as diferentes formas de representação do que se lê relacionadas ao processo de alfabetização e letramento. Após a leitura, o aluno precisa registrar em um cabeçalho os dados do livro, como título, autor, personagem principal e seus dados de identificação e, na sequência, utilizando escrita e desenho, demonstra a parte da história que mais gostou, colorindo sua produção.

Círculo de Cultura

Segundo explicações da  professora Maristela Moro Konopka quando o aluno retorna para escola, faz-se o círculo de cultura onde eles socializam e comparam semelhanças e diferenças de percepções da literatura, uma vez que podem levar livros iguais, que são oferecidos pelo Sistema SIM.

“Os livros literários do Sistema SIM são de grande valia para a proposta. Eles trazem atividades referentes à literatura que contribuem para a realização do Projeto”, explicou a professora.

Ela destacou como resultados positivos do projeto o fato dos alunos aprenderem a cuidar do material utilizado, como sacolas, livros e das atividades e ainda a socialização das informações contidas na literatura, observando detalhes e oralidade no reconto do livro.

Aprender juntos

Segundo Maristela, “a leitura é um mundo de encantamento e de aprendizagem e ler em família é compartilhar um tempo de qualidade e de aprender  juntos, por isso é importante reconhecermos  na ação da leitura compartilhada, as possibilidades de processos de aprendizagem de alfabetização e letramento”, finalizou. A Professora contou com apoio da costureira Nilza Arbigaus e da  artesã Ronilda Tertuliano Grossel para a confecção e aplicações das sacolas.

A secretária de Educação,Esporte e Cultura, Jamine Emannuelle Henning disse estar muito feliz “que o novo sistema de ensino está contribuindo para incentivar a prática da leitura”. 

Este Projeto Merece Aplausos

A partir deste ano iniciamos a publicação de uma série de matérias sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplausos”. Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.