Bichonário auxilia alunos do 1º ano da EMEF São Lourenço na alfabetização
Este Projeto Merece Aplausos
Bichonário auxilia alunos do 1º ano da EMEF São Lourenço na alfabetização
G de girafa, L de leão, A de abelha…esta é a atividade “Bichionário” proposta pela professora Maristela Moro Konopka, da EMEF São Lourenço com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Neste ano o projeto iniciou-se no segundo semestre letivo, com a participação de 21 estudantes, sendo uma prática que a professora realiza há mais de três anos.
De acordo com Maristela, o Bichonário é uma atividade interdisciplinar, pois trabalha um dicionário de tipologias de letras (caixa alta, imprensa, cursiva) maiúsculas e minúsculas, para que a criança trabalhe o conhecimento das diferentes formas de caligrafia, desenvolvendo a coordenação motora fina e aprendendo os diferentes traçados das letras. “Explora-se também com essa atividade curiosidades dos diferentes animais grafados com as letras iniciais contidas no alfabeto. Nesta prática ainda pode-se explorar vários conhecimentos sobre estes animais, como por exemplo: seu habitat, sua alimentação, a cobertura de seu corpo, se é doméstico ou selvagem, número de patas, entre outros”, explicou.
Além disso, trabalha conceitos como sequência alfabética, escrita, espaçamento, palavras de um mesmo campo semântico. Para Maristela, nesta atividade produz-se um dicionário para consultar as diferentes formas de letra no momento em que estiverem fazendo a transição da letra bastão, conhecida também como caixa alta para a script ou imprensa e posteriormente para a cursiva.
Bichionário idealizado
O objetivo do projeto é a construção de aprendizagem significativa de forma interdisciplinar, elaborando com o estudante um acervo de tipos diferentes de letras e suas grafias, envolvendo animais que iniciam seus nomes com as letras do alfabeto. Maristela contou que o projeto teve seu início a partir do conhecimento da literatura denominada Bichonário de Marco Hailer. “Trata-se de um projeto de direito de conhecer e estimular aprendizagens, com base nos quatro pilares da educação, possibilitando o aprender a conviver, aprender a ser, o aprender a aprender e o aprender a fazer. Valorizando a produção do estudante como fonte por ele construída de pesquisa e de conhecimento”, concluiu a professora.
“Este Projeto Merece Aplausos”
A partir deste ano publicamos uma série de reportagens sobre projetos positivos desenvolvidos pelas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Este Projeto Merece Aplausos”. Mais informações no site da Prefeitura www.mafra.sc.gov.br (Criatividade na Educação) na página da Educação, Espaço Escola.
Fale com a Prefeitura
Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br
Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra
A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.