Programa “Supera Covid” atendeu mais de 700 pessoas em pouco mais de um ano

Mafra Mais Saúde

Iniciado em julho de 2021 programa foi idealizado para auxiliar as pessoas na recuperação das sequelas após terem passado pela Covid-19

A Covid-19, segundo o último boletim epidemiológico de Mafra (13 a 26/02), acometeu 16.334 munícipes desde o início da pandemia em 2020, estimando-se 16.165 casos recuperados. O programa Supera Covid, implantado pela Prefeitura de Mafra por meio da Secretaria Municipal de Saúde em julho de 2021, teve como objetivo prestar reabilitação física a pacientes acometidos pela Covid-19 que apresentaram algum grau de incapacidade funcional, assistindo pacientes na UPA e âmbito ambulatorial – Policlínica Municipal e clínicas credenciadas.

De acordo com o fisioterapeuta da Prefeitura, Fernando Gasparoto, de agosto de 2021 a dezembro de 2022 foram realizados 716 atendimentos de pacientes pelo Supera Covid. “Entre abril e agosto de 2022 houve um pico de atendimentos. Atribuo à Síndrome Pós-Covid, que são deficiências não mais urgentes, mas que repercutem diretamente na qualidade de vida dos pacientes acometidos. São atendidos a nível ambulatorial”, explicou.

O secretário da pasta, Plínio Saldanha destacou a importância desse acompanhamento dos pacientes para uma melhor qualidade de vida e superação dos problemas respiratórios causados pela Covid. “Utilizamos a fisioterapia na reabilitação do paciente para que a sua saúde voltasse à normalidade, com o mínimo de sequelas possíveis”, concluiu.

Trabalho realizado

Quanto ao trabalho desenvolvido por ele e sua equipe, Fernando relatou a experiência. “Ninguém espera ter que atuar numa situação de pandemia como foi a da Covid. Inúmeras incertezas sobre o prognóstico da doença existiam para os pacientes e até mesmo para os profissionais. A equipe de fisioterapia que pode atuar neste contexto certamente sai fortalecida e merece todos os méritos deste trabalho”.

Fale com a Prefeitura

Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.