Prefeitura de Mafra busca preservação dos recursos naturais e conscientização de sua importância para a vida
Dia Mundial da Água
No dia Mundial da Água, 22 de março, o Município de Mafra se destaca por suas ações visando não só a conscientização da urgência na preservação desse bem renovável, por sua importância para a vida, desenvolvidas por suas secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente e parceiros.
Uma das ações mais importantes realizadas foi a retomada das obras de esgotamento sanitário no município, em fevereiro do ano passado, que estavam paralisadas por mais de quatro anos. Conforme explicou o Prefeito Emerson Maas, essas obras vão refletir em avanços na qualidade da água, qualidade de vida e na saúde da população.
Outras obras que estão acontecendo dizem respeito à instalação no bairro Restinga, de três reservatórios de 350 mil litros cada, com os quais a CASAN aumentará a capacidade de armazenamento de água do município, trazendo mais segurança para o atendimento da população. Com eles serão atendidas cerca de 8,5 mil ligações interligadas às redes do SAA de Mafra, com uso de água captada no Rio Negro e tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do município. Beneficiarão moradores dos bairros Restinga, Vila Nova, São Lourenço, Faxinal, Amola Flecha, Espigão do Bugre, Imbuial e parte da Vila Ivete.
Meio Ambiente
Dentre as ações visando a proteção dos recursos naturais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, em conjunto com o Conselho Municipal de Saneamento Básico – Comsab, inicia amanhã um projeto de conscientização, com a realização de palestras sobre o uso consciente da água e visita a Estação de Tratamento de Abastecimento – ETA da Casan, no Jardim América. As ações acontecerão nas escolas da rede municipal de ensino, especialmente junto às turmas do 6º ano. A primeira escola a receber a palestra e fazer a visita será o CEM Beija Flor. Além disso a secretaria está desenvolvendo projetos para o desassoreamento dos rios e recuperação das matas ciliares do município. Lembrando que em 2021 já realizou ação de Limpeza do rio Negro.
Vigilância da Qualidade da Água
Também a Secretaria de Saúde de Mafra realiza ações de conscientização sobre preservação e ampliação dos cuidados com a água, com ações da Vigilância Sanitária, por meio da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua). Consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade. Para tanto, realiza vigilância constante, pautada na fiscalização dos fornecedores de água (estações de tratamento e fontes alternativas) identificando onde intervir na rede, sempre que necessário, estabelecido na legislação vigente.
Uso sustentável da água
Lembram os técnicos da Vigilância Sanitária que “esse é o momento para lembrar a importância do uso sustentável desse recurso e da urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos, evitando a poluição e a contaminação dos mesmos”.