Workshop Sabores e Saberes foi mais uma etapa do Circuito Gastronômico de Mafra

 

Na tarde da última terça-feira, 27, aconteceu o Workshop Sabores e Saberes, que faz parte das capacitações do Circuito Gastronômico – um ciclo de capacitações para os empresários do ramo em Mafra que vai culminar na realização do “Festival Gastronômico” da cidade, com lançamento previsto para setembro, junto às comemorações do aniversário de Mafra. Esta segunda etapa do circuito foi realizada no Susin Hotel e contou com a participação de empresários, chefs de cozinha e demais profissionais do ramo da culinária.

 

Memória afetiva

A consultora da equipe do Sebrae/SC, Luana da Rosa, abriu o evento explicando a pauta do dia que abordou temas como: origem dos produtos de Santa Catarina, contextualização da produção, produtos coloniais, entre outros. “Hoje é um momento de se conectar com a memória afetiva de vocês. Vamos falar sobre história, conhecimento e por fim degustar os produtos”, declarou a consultora. Ela lembrou ainda que estas capacitações servem para inspirar os participantes a elaborarem um prato novo, com a identidade local, a ser comercializado no festival.

O secretário de governo, desenvolvimento e econômico, turismo e cidadania, João Lázaro Lélis Ferreira, deu às boas-vindas, destacando o potencial gastronômico do  município. “Nós vamos fazer o melhor para Mafra dentro da gastronomia. Queremos deixar uma marca, ‘vender’ Mafra para todo o território de Santa Catarina e além”, disse o secretário, desejando sucesso a todos os participantes.

 

Workshop

Começando os trabalhos da tarde com a palestra do professor de história Claudinei Clemente, o workshop levou os presentes a recapitular a formação territorial e as imigrações para região. O professor abordou a história da colonização, origens do consumo de alimentos como pinhão, milho, feijão e demais produtos da região, destacando principalmente o papel do tropeirismo.

 

O segundo palestrante, Allan Claumann, consultor do Sebrae/SC, abordou como tema os produtos de origem de Santa Catarina. Também falou sobre como trabalhar a gastronomia de forma diferenciada e o turismo gastronômico. “O que leva uma pessoa a escolher seu destino para viajar? Segundo a OMS, os três principais motivos são a cultura, a natureza e a gastronomia”, ratificando a importância da valorização da culinária local e dos produtos. Allan também explicou sobre Indicação Geografica (IG) – “nome geográfico de produto ou serviço como originário de uma área delimitada quando determinada qualidade ou reputação é essencialmente atribuída a essa origem geográfica, como exemplo queijo canastra e camarão laguna”. Ele explicou como é possível obter o IG e quantos registros o Brasil tem (102, sendo sete de Santa Catarina). Desses sete, Mafra está dentro da região que compreende dois deles: o mel de melato de bracatinga e a erva-mate do Planalto Norte. A Identidade Geográfica desses produtos favorece para valorização e fortalecimento da cidade de Mafra como destino turístico por meio dos diferenciais ligados à identidade territorial.

Encerrando o workshop, a vice-prefeita de Mafra, Celina Ditrich Vieira, enalteceu que a atual gestão tem trabalhado na valorização do empreendedorismo, principalmente no que tange à valorização cultural de Mafra. “A gastronomia local desempenha um papel fundamental na valorização da cultura e no desenvolvimento do turismo em nosso município. É através dos sabores, aromas e técnicas culinárias únicas que podemos realmente mergulhar na essência de uma região, compreendendo suas tradições, histórias e identidade”, disse, lembrando que estimular o turismo gastronômico contribui para o crescimento e o enriquecimento do município como um todo.

 

Exposição e degustação

No workshop foi montada uma mesa com produtos locais para degustação, trazidos pelos produtores rurais do município: queijos, requeijão, pinhão, mel, cucas, bolachas, defumados, patês, pães, sucos entre outros. Também foi montada uma exposição do artesanato com identidade cultural, peças em madeira, palha de milho, lã de carneiro e outros materiais, abordando a valorização das origens e do meio, enfatizando a riqueza da cultura que o município apresenta. 

O Circuito Gastronômico é uma realização do Sebrae-SC em parceria com a Prefeitura Municipal de Mafra, ACIM e CDL sendo uma ação integrante do projeto “Mafra uma Cidade Empreendedora”. De acordo com a diretoria de turismo de Mafra, estão programados mais cinco encontros, até o lançamento do evento.

 

 

Fale com a Prefeitura

 

Ouvidoria: 47 3641-4067 – ouvidoria@mafra.sc.gov.br

Site: www.mafra.sc.gov.br Twitter : @PrefeituraMfa Facebook/Instagram/YouTube :prefeiturademafra

A Prefeitura de Mafra fica na Av. Prefeito Frederico Heyse, 1386, Alto de Mafra. Telefone: 47 3641-4000.