Mafra participa da defesa da instalação de um campus da UFFS para o Planalto Norte

  • Os municípios uniram-se para pleitear a vinda da Universidade Federal  Fronteira Sul, pois está possibilitará o desenvolvimento da região como um todo

 

Na quinta-feira, 03, representantes da Prefeitura de Mafra participaram da a 1ª Sessão Extraordinária Ampliada do Conselho Estratégico Social, CES, que tinha como objetivo debater a proposta de expansão da Universidade Fronteira Sul (UFFS) . Na ocasião lideranças regionais, através da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense – AMPLANORTE e do Território da Cidadania,  apresentaram argumentos em prol da instalação de um campi na região, tendo em vista a questão econômica e social regional.

 

Cerca de 1.500 pessoas, integrantes das microrregiões do Sul do Brasil lotaram o auditório principal do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó. Na pauta, demanda de cursos e condições de municípios para receber a Universidade. O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, que acompanhou o encontro ressaltou que trata-se de  uma luta da região. “É uma bandeira da Amplanorte que tem o nosso total apoio  – temos que pensar no progresso de forma homogênea para o crescimento de todos. Quando a região fortalece os municípios também são fortalecidos”. 

 

O processo

A reunião faz parte do Plano de Expansão Externa da UFFS (2015 – 2025), que previa a reunião como um momento para que as regiões articuladas em prol de novos campi da UFFS apresentassem suas propostas ao conselho. Ao todo, nove microrregiões participaram da reunião: Celeiro, Candelária, Soledade, Ijuí, Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) e Lagoa Vermelha, do Rio Grande do Sul; e Caçador, Planalto Norte e São Miguel do Oeste – de Santa Catarina. Cada microrregião teve um tempo para apresentar e defender a proposta.

 

O Secretário de Educação de Canoinhas, Hamilton Wendt, falou em nome da região apresentando dados estatísticos quando aos benefícios da instalação da universidade. Ele reafirmou o compromisso do Planalto Norte de oferecer as condições ideias para abrigar  a instituição e entregou a propostas de criação do campi local. O projeto que foi elaborado em conjunto pelos municípios, com acompanhamento da Amplanorte, traz  os cursos pretendidos, estudo de demanda e oferta, condições estruturais entre outras informações. O presidente do Conselho Estratégico, Elemar Cezimbra,explicou que os projetos recebidos serão entregues à Reitoria, que fará estudos e convocará reuniões em conjunto com o Conselho Universitário. A ideia é chegar ao final do ano com o plano finalizado, para no próximo ano entregar ao Ministério da Educação”.

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) é uma instituição de ensino superior pública e popular. Abrange os 396 municípios da Mesorregião FronteiraMercosul – Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul. As graduações oferecidas privilegiam as vocações da economia regional – visando o desenvolvimento regional integrado, pela valorização e superação da matriz produtiva – e estão em consonância com a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC).