Prefeitura licita empresa para elaboração do Plano Diretor de Transporte Coletivo de Mafra

A Prefeitura de Mafra realizou no início de julho, pregão presencial para contratação de empresa para elaboração do Plano Diretor de Transporte Coletivo Urbano do Município. A vencedora do processo licitatório nº 407 foi a empresa Imtraff Consultoria e Projetos de Engenharia LTDA-ME, pelo valor de R$ 127.000,00.

O Plano Diretor de Transporte Coletivo de Mafra  envolverá as atividades necessárias ao pleno conhecimento da oferta e da demanda do transporte público por ônibus visando a reorganização operacional da rede de transportes de cada local e sua interface com a rede intermunicipal e interestadual. Conforme o Prefeito Roberto Scholze, a medida  visa a melhoria e modernização do sistema de transporte público local.

Segundo o Secretário de Administração, Tadeu David Geronasso essa licitação pode ser considerada como uma etapa de preparação para  futura licitação pública dos serviços, atendendo a legislação federal específica em todos os níveis, especialmente a Lei Federal nº. 10. 251/2001, Estatuto da Cidade e a Lei Federal n°. 12.587/2012, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Inovação

Dentre os produtos a serem entregues pela empresa constarão um relatório técnico analítico do diagnóstico e prognóstico; proposta de regulamentação do transporte coletivo; Indicação das obras de infraestrutura necessárias para a implantação do modelo proposto; projeto operacional com a especificação dos serviços, dimensionamento da oferta de acordo com a demanda apurada; modelo institucional indicando a forma de organização dos serviços com vistas à futura licitação pública além de um projeto de uma nova rede de transportes em consonância com a matriz de origem e destino dos deslocamentos contemplando:

● Indicação de alternativas de modelo tarifário, abordando conceitos de tarifas integradas e/ou diferenciadas por tipo de serviço.

● Indicação de tecnologia para controle dos acessos (bilhetagem eletrônica);

● Modelo econômico financeiro com a aferição dos custos e receitas para o cálculo da tarifa do sistema.