EMEB Augusta Vitória desenvolve projeto “Horta Ornamental”

 

Palestra para os alunos reforçou conceitos sobre importância de cultivar alimentos orgânicos tanto na escola quanto em casa

No dia 17 de julho a EMEB Augusta Vitória recebeu a visita do Secretário Municipal de Agricultura, Vendelino Skonieski, que realizou palestra sobre horta e seus benefícios. Esta atividade faz parte do programa do projeto “Horta Ornamental”, desenvolvido na escola. O Secretário, no início da palestra, destacou que “foi de suma importância as visitas realizadas nas propriedades da comunidade escolar, promovendo a parceria escola/famílias, no aprimoramento do conhecimento”.

Horta na escola

Uma horta pode ser construída em pequenos espaços, de diferentes formas e modelos. Para a diretora da escola, Cleidinéia Gontarski Dvojatzki, muitos são os fatores positivos de se construir uma horta escolar e levar a ideia até a casa dos alunos. “Destaco fatores como a melhoria na educação através de uma aprendizagem ativa e integrada, produção de alimentos frescos e saudáveis e ainda proporcionar experiências de práticas ecológicas”, disse. Cleidinéia reforça ainda a melhoria na nutrição e o enriquecimento na alimentação, que ajuda na mudança de hábitos alimentares e desperta o interesse dos alunos.  “Os alimentos industrializados e comprados em supermercados são mais caros que os produzidos em nossa própria comunidade. Alimentação saudável não significa alimentos de custo elevado, pois é baseada em alimentos in natura, da região e da época”, completou a diretora.

Como cultivar a horta

Para Vendelino, que também é engenheiro agrônomo, pequenas ações podem fazer de uma plantação, uma horta prática, diversificada e saudável. “A formação de uma horta vai desde a escolha das hortaliças, de acordo com a época do ano, a orientação adequada, o incentivo para garantir uma variedade de cores, formas e diferentes nutrientes. O mais importante é escolher melhor os alimentos e valorizar aqueles produzidos na região onde vivemos”, ressaltou.

A diretora Cleidinéia, agradeceu a parceria da Secretaria da Agricultura de Mafra nesse trabalho, parabenizando o empenho e compromisso em atender prontamente a escola.