Munícipes das Vilas Argentina e Buenos Aires e de parte da Vila Ferroviária podem contar com ESF Central anexo ao Núcleo Materno Infantil

Com o objetivo de oferecer serviços de atenção básica na prestação da assistência integral e contínua de boa qualidade aos moradores das Vilas Argentina e Buenos Aires e de parte da Vila Ferroviária, a Secretaria da Saúde de Mafra, está promovendo a reestruturação física do Núcleo Materno Infantil (NMI), implantando uma Estratégia Saúde da Família (ESF).

O espaço físico do Núcleo passa agora a comportar uma ESF que visa diminuir o movimento diário na Policlínica Municipal, atendendo o público específico destes bairros. Segundo informações do enfermeiro Márcio Fábio Silva, Núcleo e ESF terão entradas distintas. “Esta ESF vai contemplar o que as demais Estratégias oferecem. As Agentes Comunitárias de Saúde já estão avisando a comunidade sobre esta opção de atendimento médico”, explicou.

Atendimentos

Como acontece com os novos ESFs, a procura pelos serviços de saúde pela população é gradativa. “Aos poucos, acredito que a comunidade passe a frequentar este ESF”, disse o enfermeiro.

O ESF atende de segunda à sexta-feira, das 8 as 12 e das 13 às 17 horas, com serviços de enfermagem – curativos, troca de sonda, retirada de ponto, consulta de enfermagem, visita domiciliar de enfermeiro, entre outros. Há disponibilidade de 18 consultas médicas por dia, que podem ser agendadas na parte da manhã. São reservadas duas vagas para idosos e outras duas se consideradas casos de urgência. O período da tarde é destinado aos programas – saúde da mulher, do homem, da criança, do trabalhador, visitas domiciliares, entre outras ações. Vale lembrar que o NMI continua com a rotina normal de atendimentos. “O NMI atenderá crianças e gestantes das áreas que não possuem unidades de ESF (como preconiza o Ministério da Saúde em que a equipe da Saúde da Família é responsável no cuidado de sua população em todas as fases da vida). As pessoas das demais localidades deverão procurar sua unidade de referência para avaliação com o Clínico Geral”, explicou Márcio. Ele lembra ainda que “os moradores destas localidades, sempre que necessitarem dos serviços médicos e de enfermagem devem procurar prioritariamente a unidade de ESF Central”.

Contato

O Núcleo Materno Infantil e o ESF Central ficam na Rua Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro. Telefone do NMI: 3642-6377. Telefone do ESF Central: 3642-7775.