Alunos das escolas municipais terão aulas sobre empreendedorismo
Começou em Mafra, na última terça-feira, 5, uma iniciativa piloto do Estado de Santa Catarina, que é a implantação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do SEBRAE, que tem por objetivo disseminar o empreendedorismo nas instituições de ensino do município. Trata-se de capacitação da qual estão participando cerca de 20 professores e diretores das escolas do Ensino Fundamental Municipal. A abertura do evento aconteceu com a presença dos Secretários municipais de Educação, Juliano Munhoz, de Desenvolvimento Econômico, Ernani Kvitschal Junior, do Coordenador do programa no estado, Fernando dos Santos, além da Consultora Iara Kalil e da Diretora do CEJA, local onde acontece a capacitação, Josane Fernandes Dias Oldoni.
A ação faz parte das diretrizes do contrato de licenciamento assinado entre o Sebrae e a Prefeitura de Mafra. Conforme explicações do Coordenador, o curso será prático, com abordagem vivencial, de forma dinâmica e Lúdica. “Pelo projeto as crianças vão aprender sobre liderança, organização, planejamento, trabalho em equipe e ética”, explicou Fernando.
Currículo Escolar
O Secretário da Educação destacou a importância de capacitar os educadores para que eles possam estimular os alunos a conhecer e exercitar a importância do empreendedorismo. “Essa parceria vem ao encontro das aspirações dos educadores, no sentido de aperfeiçoar o processo para a transformação do espírito empreendedor dos alunos”, afirmou Juliano. E acrescentou que com o programa, os alunos começam a desenvolver, desde as primeiras séries, as características empreendedoras que, no futuro, serão potencializadas e absorvidas. Ele explicou que o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos passará a fazer parte do currículo escolar do município de Mafra.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Kvitschal Junior, um dos responsáveis pela implantação do programa no município de Mafra salientou que o município só tem a ganhar com a parceria com o SEBRAE, pois onde há empreendedorismo, o município é mais forte e sua economia é sustentável e dinâmica. “O Programa Jovem Empreendedor vem plantar uma pequena semente nos corações dessas crianças e fará com que elas acreditem que podem ter um futuro diferente de seus pais e que através de suas atitudes e seus esforços projetar a vida que almejam”, declarou.
Professores responsáveis
A Consultora Iara Kalil, responsável pela formação dos professores enalteceu a atitude do Secretario de Desenvolvimento Econômico, que, por acreditar no empreendedorismo, possibilitará a implantação do JEPP dentro do currículo escolar do município. Ela salientou, no entanto, que será fundamental a participação e o engajamento dos professores nesse processo. “De nada adiantará apresentarmos boa didática, livros com excelente material gráfico e conteúdo, se o professor não se tiver boa vontade e empenho. O sucesso da proposta estará nas mãos de cada um de vocês, professores”, declarou.
Brasil
O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos está presente em mais 10 estados brasileiros, sendo que o Estado de São Paulo foi o pioneiro, em 2006, e apresentou excelentes resultados.