“Potencializando Competências – Desvendando o TDAH e o TOD” foi tema de capacitação para Educação de Mafra

Palestras foram voltadas à capacitação para os estagiários,  professores e  profissionais da Educação que trabalham com estes transtornos

Com tema específico para trabalhar com crianças e adolescentes com TDHA – Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade – e TOD – Transtorno Opositor Desafiador, a Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Mafra, realizou o dia 29 de abril, um ciclo de palestras na parte da manhã e da tarde para estagiários,  professores e  profissionais da Educação. O evento aconteceu no auditório do Cine Emacite. O evento se deu em dois momentos, manhã e tarde.

Palestras
Para este evento foram convidadas três palestrantes: a psicóloga infantil Leticia Claudino, a terapeuta ocupacional Michelli Ferreira e a psicóloga/neuropsicóloga Erica Masruha Rodrigues, todas com especialização nas áreas de atuação, proporcioram ao público presente um amplo aspecto dos transtornos e como lidar com as crianças e adolescentes que apresentam estes diagnósticos.

Para Ana Cláudia  de Souza Domingues, Coordenadora do AEE – Atendimento Educacional Especializado – da rede municipal de ensino – as palestras foram proveitosas, uma vez que trabalharam um tema cada dia mais presente na realidade escolar. “Espero que o que foi trabalhado neste dia, seja levado para dentro do ambiente escolar por nossos profissionais, fazendo com que melhore cada vez mais o convívio entre os profissionais e as crianças”, declarou.

Dicas práticas para os pais
Se você desconfia que o(a) seu(a) filho(a) tem TDAH, TOD ou ambos, siga as seguintes orientações: procure ajuda o quanto antes (no Sistema Único de Saúde há profissionais como neurologistas, psicólogos, fonaudiólogos e de demais áreas); converse com um profissional da educação sobre o seu filho.  Se houver diagnóstico de TDAH e TOD, por exemplo, faça o tratamento recomendado, seguindo as orientações psicoterapêuticas.