Prefeitura de Mafra entrega reforma e ampliação da ESF do Espigão do Bugre

Por três dias seguidos a  Saúde de Mafra está em evidência com a entrega de reformas e ampliações de duas Estratégias de Saúde da Família – ESFs, no Faxinal no Espigão do Bugre e da UPA, do Jardim América.

Nesta quarta-feira, dia 3 de julho, a Prefeitura de Mafra fez a entrega da reforma e ampliação da ESF Ben. Ana Zilda Ruthes, do Bairro Espigão do Bugre, obra importante para a melhoria do atendimento da população local e arredores.

A obra inaugurada  compreende  melhorias e pintura interna e externa, ampliação de um consultório médico interno, melhorias da acessibilidade e aquisição de mobiliário. Foi realizada com investimentos da ordem de R$ 96.244,36sendo R$ 54.544,36 de recursos de transferência especial de emenda parlamentar impositiva do Fundam e outros R$ 41.700,00 de recursos próprios do município. Os recursos do município foram utilizados na aquisição de móveis planejados.

Saúde bem representada

O Executivo municipal agradeceu e parabenizou a todos pela obras que estão sendo entregues, que representarão significativa melhora na qualidade do atendimento e da saúde da população. “Seguimos trabalhando para conseguirmos suprir as demandas existentes em todas as áreas da administração e de todos os bairros e localidades de Mafra”, afirmou, anunciando os avanços conquistados na qualidade da Educação, no Desenvolvimento Econômico – Empreendedorismo, na Agricultura, em Obras e na Saúde.

O Secretário de Saúde do Município, Plínio Saldanha destacou a importância das reformas para o atendimento de qualidade aos munícipes. Ele agradeceu à equipe que atua na ESF e na saúde como um todo. “A saúde de Mafra está muito bem representada graças à sua equipe de trabalho. Juntos estamos fazendo da secretaria de Mafra, a melhor de Santa Catarina” agradeceu.

ESF Ana Zilda Ruthes

A ESF Ben. Ana Zilda Ruthes, do Bairro Espigão do Bugre atende aos munícipes moradores das localidades e de parte do Campo da Lança, Km 09, Vila Ruthes, Campina dos Ferreiras, Espigão do Bugre. Também atende de forma itinerante  as localidades de Avencal de Cima (Posto De Saúde/Extensão), Avencal do Meio, Vila Pscheidt, Vila Grein, Vila Neumann, Estação Tingui, Vila Peschel, Rio Preto, Rio Preto do Sul, Avencal São Pedro e outras localidades. Realiza mensalmente uma média de 3.830 atendimentos e 15.270  procedimentos.

Possui espaços físicos para atendimentos em clínica básica, odontologia, sala de enfermagem, sala de imunização e sala de procedimentos. Conta com os seguintes profissionais:    médico clínico, cirurgião-dentista, enfermeiro, médico da estratégia de saúde da família,  técnico de enfermagem da estratégia de saúde da família e agente comunitário de saúde.