Corregedor do Tribunal de Contas explica sistema de apoio ao controle interno
O Corregedor do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, Luiz Roberto Herbst e o Conselheiro Moacir Bertoli estiveram hoje em Mafra e percorreram a região, para explanar sobre o Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno, desenvolvido pelo CIASC e que oferece tanto ao Prefeito municipal, quanto à população, a possibilidade de acompanhar diariamente os dados referentes ao desempenho da administração municipal, disponibilizados através da internet.
Eles foram recebidos pelo Prefeito Jango Herbst e falaram para todos os secretários municipais e técnicos do município responsáveis pela contabilidade, controladoria interna e processamento de dados.
O idealizador do sistema foi o conselheiro Moacir Bertoli que explicou as diversas possibilidades de acompanhamento via internet, utilizando como exemplos os municípios de Blumenau e Joinville, que já aderiram e cujos dados já estão disponíveis. O Sistema Instantâneo de Apoio ao Controle Interno tem como objetivos a transparência, agilidade, tempestividade, controle e precaução, entre outros. "No sistema instantâneo todos os programas se inter-ligam, utilizando um único banco de dados. Todos falam a mesma linguagem", explicou.
O Corregedor Luiz Roberto Herbst explicou que para adesão ao sistema, se pretende realizar convênios através das Associações de Municípios, para agilizar o atendimento e fortalecer as regiões. "Pelo projeto, o Prefeito pode disponibilizar para a sociedade relatórios que contenham informações de interesse geral ou coletivo, resguardando, contudo, dados confidenciais de pessoas", acrescentou.
O Prefeito Jango agradeceu a presença e falou do interesse em participar, bem como da importância de se trabalhar sempre da forma mais transparente possível. Salientou que o sistema auxiliará em muito também ao prefeito no acompanhamento diário das arrecadações e despesas, dos gastos com saúde e educação, por exemplo, além de adotar providências para correção imediata de possíveis irregularidades.
Sistema Instantâneo
O Sistema Instantâneo é um instrumento gerencial que recebe diariamente – em um banco de dados localizado no CIASC – todas as informações dos diversos órgãos e setores da Prefeitura e disponibiliza diversos relatórios para o Controle Interno da unidade, visando permitir orientação ao administrador a tempo de corrigir falhas durante sua gestão.