Prefeitos do Planalto Norte se reúnem em Mafra

 

O Presidente da  AMPLANORTE – Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense  Leoberto Weinert , também Prefeito de Canoinhas,  esteve reunido na tarde de segunda-feira,  em Mafra com os demais prefeitos da região, para debater temas como a reestruturação da associação, além de criação de grupo de  fiscalização de apoio as receitas municipais e estaduais, entre outros assuntos.  Estiveram presentes o Prefeito de Mafra, Jango Herbst, de Major Vieira, Israel Kiem, de Itaiópolis,  Helio César Wendt, de Monte Castelo, Aldomir Roskamp, de Papanduva,  Luiz Henrique Saliba, e o de Três Barras, Eloi José Quege. Também participaram do encontro o Secretário Municipal de Agricultura de Canoinhas e o Gerente Regional da Cidasc, Osmar Carpen.

Na ocasião o Prefeito Jango  solicitou estudo sobre a possibilidade da realização de parceria entre a Associação e o Governo do Estado para manutenção na região, dos trabalhos  laboratoriais voltados a área animal. Segundo ele,  o fato vem ao encontro dos  futuros investimentos e os já existentes no ramo agroindustrial na região, tendo em vista a preservação da sanidade animal o que credencia o Estado  e principalmente e Planalto Norte. Os prefeitos concordaram em esgotar todas as possibilidades para que o Governo do Estado assuma a responsabilidade sobre a questão, antes dos municípios assumirem qualquer despesa. Eles debateram ainda sobre o ITR, fruticultura na região, a captação recursos junto ao Governo Federal –  envolvendo projetos em nível local e regional, mobilização política junto aos Ministérios – e ainda sobre o Território da Cidadania.

Os prefeitos acompanharam a explanação sobre a capacitação dos fiscais de tributos municipais em parceria com o Centro Interamericano de Administração Pública – CIAP, cujo trabalho seria desenvolvido na sede da Amplanorte. Foi apresentada, ainda proposta de trabalho para a formação de equipe para fiscalização de apoio as receitas de competência municipal bem como as do Movimento Econômico ou ICMS.

Na reunião foi aprovada a criação do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura, de grande importância para a troca de experiências, informações e mesmo sobre iniciativas que poderão ser tomadas de forma conjunta em prol do interesse microrregional.