Desenvolvimento Econômico de Mafra começa a implantar projetos para 2010
Tendo por Missão "Criar políticas de incentivo à expansão econômica, bem como o desenvolvimento de projetos estruturais, que forneçam condições ao desenvolvimento do município", a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mafra já está iniciando a execução do Planejamento Estratégico para 2010.
O planejamento foi discutido e aprovado pelo Prefeito Jango Herbst e contém 15 projetos que vão desde o incentivo ao comércio, a atração de novos investimentos ao agronegócio, passando pela proposta de revitalização do aeródromo municipal e a reativação do Conselho Municipal.
Um dos projetos destacados pelo Secretário Emerson Maas foi o da Incubadora Tecnológica e Empresarial, que prevê a incubação de 2 empreendimentos e outros 3 na modalidade de pré-incubação. Ele já foi aprovado pela Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina – FAPESC, entidade que destinará a verba de R$ 100 mil para região da 25ª SDR. Na incubadora os novos empreendedores receberão todo apoio técnico e legal necessário. Será desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Mafra, Associação Comercial e Industrial e Universidade do Contestado.
Em relação à reestruturação do Conselho de Desenvolvimento Econômico, explicou que Mafra pretende implantar o modelo de Maringá (PR), que planejou a cidade para 20 anos. "Seguindo exemplo de Maringá queremos formar um conselho composto por pessoas que representam segmentos da sociedade, comprometidas com o desenvolvimento do Município e que darão continuidade aos projetos, mesmo com a alternância dos cargos no poder Executivo, assegurando assim que as metas estabelecidas para 20 anos sejam cumpridas, sem prejuízo para o desenvolvimento da cidade", explicou.
Para a captação de novos empreendimentos explicou que pretende reestruturar o Conselho o mais breve possível, pois ele terá câmaras setoriais, dentre elas uma que planejará estratégias para a busca de novos investimentos, destacando como potencial a área do agronegócio.
Projetos para 2010:
– Projeto Incubadora Tecnológica e Empresarial;
– Projeto Prêmio Conselheiro Mafra;
– Projeto incentivo ao Comercio;
– Projeto Marketing do Município;
– Projeto de captação de novos investimentos;
– Projeto Padronização dos Processos;
– Projeto Conselho de Desenvolvimento Econômico de Mafra – CODEM;
– Projeto Instituto de Desenvolvimento Econômico de Mafra – IDEM;
– Projeto Implantação de um Arranjo Produtivo Local – APL;
– Projeto Atualização da Lei de Incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE;
– Projeto Criação da Sociedade Eticamente Responsável – SER;
– Projeto Aeroporto;
– Projeto Parque Industrial;
– Projeto Atualização do Perfil Sócio Econômico de Mafra;
– Projeto Agroindústria.
Na foto – Edson Luiz Treml, Secretário Emerson Maas, Sabrina Maria do Valle e Jéssica Hable.