Projeto Feijão Mágico é encerrado com feijoada festiva

Na sexta-feira, 18, ocorreu o encerramento do Projeto Feijão Mágico da Escola Municipal de Educação Básica Avencal do Saltinho.  O evento teve a presença do Secretário de Educação, Juliano Munhoz; da Secretária de Saúde, Jaqueline Previatti Veiga e da equipe da educação com nutricionistas e outros profissionais.

O Secretário Juliano destacou a importância da escola na vida social da comunidade e parabenizou a escola para iniciativa.  “Atividades fora de sala de aula são fundamentais para o desenvolvimento da criança e a intensificação das questões ambientais, o incentivo ao trabalho de campo e a sua valorização são práticas que necessitam acontecer nas escolas do meio rural”. 

A data foi marcada pela realização de uma feijoada festiva e de uma sessão cívica especial, que teve as seguintes apresentações: o estado de Santa Catarina (5º ano), as festas juninas (4º ano) e o grito do planeta (que contou com a participação de todos os alunos).  De acordo com a diretora da instituição, Adriana Chaikosky Schafacheck, todas as segundas-feiras são realizadas sessões cívicas. “Incentivamos nossos alunos a conhecer o hino de Mafra e respeitar as bandeiras. Para essa data especial, escolhemos algumas apresentações que ocorreram durante o semestre”.

A feijoada

Realizada a sessão cívica ocorreu a apresentação do projeto Feijão Mágico, no qual durante quatro meses oito alunos do primeiro ano tiveram ensinamentos multidisciplinares.  A professora orientadora do projeto Carla Christiane Herbst Brüske, diz que no projeto incentivou-se, ainda, a alimentação saudável. Para seu desenvolvimento foi contada a história “João e o Pé de Feijão” tratando através disso o plantio de feijões na horta da escola, o trabalho com medidas e quantidades, as experiências com semente do feijão (algodão, na terra, sem luz) e o registro do crescimento com observação semanal e acompanhamento da plantação.

O responsável pela horta da unidade escolar, Alaíde de Jesus Skonieski, acompanhou todas as ações orientando os alunos.  O aluno participante do projeto Rhuã Julinski, morador da Bela Vista, falou que foi uma ótima experiência que ele já tinha contato em casa; mas que foi uma experiência diferente. “Eu gostei de plantar e agora estou montando com ajuda da minha mãe um canteiro redondo em casa. É bom mexer na terra”.  Ao final, os presentes receberam um livro de receitas do projeto.