Pessoas de 30 a 39 anos podem tomar vacina contra gripe A

 

  • Mafra está dentro da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde

Começou na segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1), conhecida como gripe A, para pessoas de 30 a 39 anos.  Esta é a última etapa da campanha de imunização que começou em março com a vacinação de profissionais da saúde e índios e vai até dia 21 deste mês.

A campanha em Mafra esta dentro da meta estipulada pelo Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde neste momento esta priorizando os grupos de 30 a 39 anos e dos idosos com mais de 60 anos – cujo prazo de vacinação termina no dia 21, próxima sexta-feira, uma vez que apenas este grupo ainda não atingiu sua meta.

Dos 5.822 idosos a serem vacinados, apenas 50% compareceram a Unidade de Saúde para serem imunizados. Os outros grupos: gestantes, crianças entre 06 meses e menos de 02 anos, população entre 20 e 29 anos estão dentro da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A previsão é da que o grupo entre 30 e 39 anos deve ultrapassar a meta, já que são os que mais procuram a vacina.

Durante a semana os adultos e idosos podem procurar o Núcleo Materno Infantil, na Av. Marechal Floriano Peixoto, das 7  às 17 horas. A campanha de vacinação contra a Gripe A (H1N1) segue até dia 21 deste mês.

Lembrando:

> A Gripe A (H1N1), é uma doença respiratória aguda (gripe), causada pelo vírus A (H1N1). Este novo subtipo do vírus da influenza é transmitido de pessoa a pessoa principalmente por meio da tosse ou espirro e de contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas.

> Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar, depois de usar o banheiro, antes de comer, antes e após tocar os olhos, a boca e o nariz.

> Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente, descartável.

> Mantenha os ambientes ventilados, principalmente em casa. Se possível, recebendo luz solar.

> Adote hábitos saudáveis, com alimentação balanceada, líquidos à vontade e atividades físicas.

> Evite, sempre que puder, aglomerações, ambientes fechados e contato com pessoas doentes.

Se você tiver febre alta repentina, tosse e dor de garganta, acompanhadas ou não de dores musculares e nas articulações ou dificuldade respiratória, procure a unidade de saúde mais próxima.