Programa de Economia Solidária continua dando frutos em Mafra

 

Dando Linha

O Programa de fomento à economia solidária Dando Linha, desenvolvido pela Prefeitura de Mafra através da Secretária Municipal do Bolsa Família, tem apresentado resultado positivos e crescentes a cada mês. Implantado há apenas 8 mês –  em abril de 2010 – com apenas 10 participantes, atinge  hoje mais de 100 pessoas com produção diversificada, chegando a cerca de 180 produtos, entre decorativos de casa e moda cotidiana.

 

E alça novos vôos. Produtos do Dando Linha já podem ser adquiridos em lojas de Balneário Camboriú e seguem para exposições dentro do estado e também no exterior.  O Projeto será apresentado a Alemanha, na Heimtextil , de 12 a 15 de  janeiro , pelo  Orbitato – Instituto de Estudos em Arquitetura, Moda e Design, que foi  responsável pelo desenvolvimento dos produtos da segunda etapa do Dando Linha.

As artesãs produtoras do Dando Linha também foram convidadas a expor seus produtos  no stande da Orbitato durante a Festa Pomerana, que acontece de 14 a 18 de janeiro, em Pomerode-SC.  A importância do convite foi ressaltada pela Coordenadora de Projetos, Ariana Chagas, por ser uma festa tradicional, que recebe turistas de várias partes do Brasil e do exterior.  Ela explicou que estão sendo enviados para a festa  materiais variados – saches, bolsas, frutas,  tapete, almofadas, puffs e outros (foto) –  produzidos a partir de resíduos têxteis, provenientes de malharias de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Pomerode, Blumenau e Mafra.

 

Dando Linha

 

Ariana Chagas lembrou que em Mafra, o projeto de economia solidária "Dando Linha"  está  em andamento desde abril do ano passado. "Começamos com 10 mulheres. Hoje temos 110 e sete comunidades envolvidas: Jardim América, Pedra Fina, Rio Branco, Vila Nova, Butiá dos Lageados, Vila Solidariedade e Vista Alegre. Para o ano de 2011 já consta no orçamento da Secretaria recursos para a continuidade do Projeto, inclusive com possibilidades de ampliação para outros bairros com novos grupos e associações ", explicou. E acrescentou que o projeto, superou já nos primeiros meses de implantação, a meta estipulada para dois anos,  de atingir 70 pessoas.

 

O Dando Linha – um dos projetos do programa da Economia Solidária  – atende mulheres beneficiárias do Bolsa Família, orientando e dando suporte e apoio técnico para a produção de roupas em lã e linha, objetos de decoração e assessórios de moda  tem por objetivo proporcionar condições para que essas famílias migrem de uma situação de vulnerabilidade para uma de cidadania efetiva, tornando-se parte de uma sociedade produtiva.

 

Para obter mais informações sobre o projeto Dando Linha, basta acessar o link http://issuu.com/orbitato