Mutirões possibilitam documentos a 696 mafrenses

• Ações de cidadania garantem acesso gratuito a documentos como Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e CPF.

Respeito ao direito dos cidadãos de possuírem   documentos como Carteira de Identidade, CPF e Carteira de Trabalho. Esse foi a principal finalidade dos Mutirões da Cidadania, realizados no final de semana em Mafra e que proporcionaram a regularização de documentos a 696 mafrenses. No sábado, dia 20, o Mutirão aconteceu no Salão da Igreja de Butiá dos Tabordas, envolvendo as comunidades de Maurício Caillet, Corredeira, General Brito, São Lourenço, Campina Konkel, Irara, Barracas, Ribeirãozinho e Campo Novo. No domingo, dia 21 atendeu as comunidades de Rio da Areia do Meio, Rio da Areia de Cima, Vila Souza, Caçador, Bituvinha, Bituva Papuã, Avencal São Sebastião, Avencal São Pedro, Avencal do Meio, Avencal de Cima, Vila Pscheidt e Vila Grein.

O Prefeito Jango Herbst compareceu nos dois locais e destacou que a ação em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário foi muito importante porque possibilitou às pessoas a documentação. %u201COs documentos garantem o acesso a diversos programas e serviços, como Previdência Social, atendimento em postos de saúde, direito ao voto, entre outros e reafirma a cidadania das pessoas%u201D. Pelo volume de documentos encaminhados   Jango destacou o sucesso das ações.

Aposentadoria

Um dos melhores exemplos de que a ação pode ajudar as pessoas das comunidades foi o da Senhora Maria da Luz França. Aos 62 anos, mora com um filho e em função dos   problemas de úlceras nas pernas, não pode mais trabalhar. Nunca teve sua Carteira de Identidade, mas sempre trabalhou como doméstica. Não consegue se aposentar por não possuir o documento.   No Mutirão, além de conseguir a seu primeiro Registro Geral, também foi levada pela Ação Social do município para dar seqüência ao pedido de aposentadoria. %u201CFoi muito importante esse mutirão para todos nós%u201D, declarou agradecendo o apoio recebido do Executivo Mafrense e do Ministério.

O agricultor   Claudemir Pereira, de 29 anos também aproveitou para fazer seu CPF e 2ª via da Carteira de Identidade.   %u201CÉ muito bom para nós, porque   não temos tempo para sair e fazer os documentos e também porque é de graça. O Prefeito fez bem em   ajudar no mutirão%u201D, afirmou. Além de documentos, a Senhora Reni Auresvaldt, de 55 anos aproveitou para fazer exames de glicemia e elogiou a ação da Prefeitura de Mafra e do Ministério. %u201CA população precisa que se preocupem mais com ela%u201D, afirmou.

Parceria

A realização dos Mutirões foi uma parceria da Prefeitura de Mafra com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. A Prefeitura viabilizou as ações colocando ônibus para transportar as pessoas das diversas localidades atendidas até o local do evento. Pela saúde as agentes comunitárias percorreram as residências para levantamento da demanda de documentos e outras necessidades. No local foram prestados também atendimentos de verificação de pressão arterial e glicemia, avaliação postural, avaliação da composição corporal e avaliação psicológica. Equipes da educação participaram com atividades recreativas, distribuição de pipoca e algodão doce, além de efetuar o transporte dos munícipes e almoço aos que trabalharam. Foi fornecido o xerox necessário para os documentos e prestadas informações sobre Bolsa Família, Assistência Social e Procon entre outros.   O Ministério ficou responsável pela execução das Carteiras de Identidade e   Trabalho. A Caixa Econômica compareceu para atendimentos de CPF e o INSS para informações.

Atendimentos realizados:

Butiá dos Tabordas

Rio da Areia de Baixo

Carteira de Identidade

CPF

Carteira de Trabalho

INSS

Total Atendimentos (RG,CPF,CT e INSS)

Total de pessoas atendidas