Mafra é pólo de curso de especialização

• Cerca de 60 profissionais das redes municipal e estadual de ensino de Mafra e região participaram do curso

Nos dias 24 e 25 de fevereiro (quinta e sexta-feira), Mafra recebeu no Centro de Educação do Município de Mafra (CEMMA) o primeiro encontro presencial – EP – do curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, curso de pós-graduação latu-senso (modalidade EAD – Ensino A Distância), do Programa Escola de Gestores. Cerca de 60 profissionais das redes municipal e estadual de ensino de Mafra e região (Rio Negrinho, Fraiburgo, Itaiópolis, Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, São Bento do Sul, Caçador, Papanduva, Canoinhas, Monte Castelo, Major Vieira e Timbó Grande) participaram do curso, acompanhados da Supervisora, Fátima Berretta Rosal – Coordenadora da Undime/SC, Samuel Ramos da Silva – Professor Formador e Carla Elice Silveira – Tutora Presencial do pólo.

Formação

O curso de Especialização tem como objetivo formar coordenadores pedagógicos que atuam em instituições públicas de Educação Básica, visando ampliação de suas capacidades de análise e resolução de problemas, elaboração e desenvolvimento de projetos e atividades no âmbito da organização do trabalho pedagógico e do processo ensino-aprendizagem. O curso possui carga horária total de 390 horas mais 120 horas de orientação individual.

Este programa é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), Ministério da Educação (MEC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Secretaria Municipal de Educação de Mafra.

Para a Secretária de Educação de Mafra, Marise Valério Braz de Oliveira, a cidade de Mafra ser um dos pólos do curso representa a importância que o município dá à educação. "Isso reflete o nosso trabalho diário tanto em sala de aula quanto na administração. O investimento em qualificação profissional é constante e colabora para que Mafra seja referência em educação regional", ressaltou Marise.

Profissionais da educação

O público-alvo do curso são coordenadores pedagógicos e/ou profissionais que exercem função equivalente e integram equipe gestora da escola de Educação Básica, sendo 50% das vagas para a rede estadual e 50% das vagas para rede municipal, totalizando 60 profissionais. Ao todo, o curso contará com a participação de 560 profissionais divididos entre os pólos, além de Mafra, Braço do Norte, Brusque, Ibirama, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Maravilha, São Joaquim e Seara.