Esgotamento sanitário volta a ser tema abordado nas escolas da Bacia 4 este ano

Dando continuidade às atividades relativas à implantação do sistema de esgotamento sanitário no município, equipe do Projeto Sócio Ambiental SES/Mafra, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, reuniu-se na semana passada com diretoras e coordenadoras pedagógicas das escolas que fazem parte da Bacia 4 e entorno como Barão de Antonina, Cemma, Anjo da Guarda, Pedacinho do Céu, APAE, Breno Cauan Garcia, CEJA, Cedup e Mário Goeldner para discutir que atividades cada escola pode desenvolver relativas ao tema.

Planejamento

Durante a reunião, foram discutidas as atividades realizadas pelas escolas em 2011, bem como as que podem ser desenvolvidas este ano, envolvendo também a comunidade. De acordo equipe do Projeto, no ano passado a intenção foi anunciar o início das obras de esgotamento no município e apresentar os itens do saneamento básico, fomentando discussão sobre o assunto. Em 2012 o objetivo é provocar o sentido de pertencimento, inclusão e apropriação de um bem público, onde cada um tem suas responsabilidades.

Para o Secretário de Desenvolvimento Urbano, Milton Antunes, o envolvimento das escolas com este tema atende solicitação do Prefeito Jango Herbst. "Estamos dando continuidade aos trabalhos relativos ao saneamento, levando informações à população por meio de visitas às residências, bem como envolvendo escolas neste processo", explicou o Secretário.

Atividades

Segundo o Projeto, as escolas farão o planejamento das atividades pedagógicas referentes ao saneamento básico para 2012. Dentre as atividades, teatros, números de dança, concurso de jingle (música), gincana do óleo saturado e feira de ciências. A equipe do projeto se prontificou a participar de palestras e reuniões com pais, professores e alunos no auxílio às atividades. Além disso, repassou aos participantes site para pesquisa sobre atividades de educação ambiental e a importância de conhecer a legislação que fundamenta os trabalhos.

Continuidade das obras

Vale lembrar que as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário estão sendo feitas no Centro de Mafra, abrangendo as ruas Felipe Schimdt e Júlia Gonçalves. Além destas, há continuidade das obras nas ruas 8 de setembro, Stanislau Schumenn, Tijucas, Rui Barbosa, Casimiro de Abreu e Dercílio de Oliveira, todas do bairro Vila Argentina.

Equipe do projeto continua com as atividades de mobilização social, realizando visitas às residências e estabelecimentos comerciais para informar e esclarecer dúvidas da população sobre a obra.

Mais informações podem ser obtidas no Projeto Sócio Ambiental SES/Mafra pelos telefones: 3642-2409 e 3642-8005 ou ainda pelo e-mail: socio.ambiental@mafra.sc.gov.br