Mafra sediará 3ª Copa da Federação Catarinense de Desporto de Cegos e Baixa Visão

 

Cerca de 500 atletas representando os diversos municípios catarinenses estarão em Mafra no período de 11 a 15 de novembro, para disputar as 7 modalidades da 3ª Copa  e  3º Festival Infanto Juvenil da FECADESC – Federação Catarinense de Desporto de Cegos e Baixa Visão.  O evento terá entre seus objetivos, promover discussões na sociedade, visando a efetivação dos direitos da pessoa com deficiência. As inscrições podem ser feitas até o dia 5 de novembro pelo e-mail fecadescesporte@hotmail.com.

A Prefeitura de Mafra será uma das patrocinadoras e parceiras da Copa, auxiliando na estrutura para alimentação, alojamento e transporte dos  atletas, além de apoio na realização das disputas.

 O professor Valdir  Buch, da AMADEV, um dos organizadores do evento explicou que as disputas são importantes tanto para os atletas , por melhorar a qualificação das pessoas com deficiências e auxiliar na descobertas de novos talentos paradesportivos, como para o município que promove a discussão e sensibilização para as questões da acessibilidade.

Atletas catarinenses

Durante a copa serão disputadas as modalidades de Futsal, Natação, Atletismo, Xadrez,  Bocha, Ciclismo e Gol bol.  Já estão confirmadas as presenças  de atletas de Florianópolis, Chapecó, Itajaí, Lages, Tubarão, São Miguel do Oeste, São Bento do Sul, Caçador e Canoinhas. 

 A promoção do evento é da Fecadesc  que conta com apoio das parceiras AMADEV, UnC, Departamento de Esportes de Mafra,  FME de Rio  Negro, Prefeitura de Mafra,  Governo do Estado de Santa Catarina, Policia Militar, Corpo de Bombeiros e Imprensa local. 

AMADEV

O Município possui atualmente 200 inscritos na AMADEV, entidade que assiste os deficientes visuais. E conta também com uma atleta paraolímpica – Viviane Ruthes
Moraes, que foi campeã brasileira do salto em distância, categoria deficiência visual com baixa visão, em  2007, e Campeã paraolímpica escolar, na prova do lançamento de pelota, para atletas até 15 anos, com  deficiência visual (baixa visão) em 2009.

Em 2010 a Fecadesc possuia cerca de mil deficientes cadastrados no Estado.