Alunos da EMEF São Lourenço participam de projeto social que incentiva a prática de futsal

 

 

Há três anos a EMEF São Lourenço participa do Projeto Esporte Comunitário e Responsabilidade Social Unimed que incentiva o esporte e estimula o bom rendimento escolar. A escolinha, que acontece às sextas-feiras, de manhã e à tarde em contraturno, no ginásio de esportes do Zeppelin, atende crianças de 9 a 15 anos.
Da EMEF São Lourenço, são 40 alunos que participam. O professor da escolinha, Geison Buch, disse que a Unimed fornece material, professor e uniforme completo para treino e a Secretaria Municipal de Educação o transporte dos alunos. "Uma vez por mês a Unimed nos faz uma visita para ver como está o andamento do projeto", explicou Buch. Ele divide as aulas da escolinha com o professor Luiz Eduardo Petreça.
Mais saúde
Para o diretor da EMEF São Lourenço, Iuri Belandrino, a prática do futsal ensina disciplina e desenvolve o espírito de equipe. "É um incentivo para os alunos e alia a prática de um esporte à saúde e educação. Acredito que o futsal colabora para melhorar o rendimento escolar dos nossos alunos", disse o diretor.
Já a professora e coordenadora pedagógica, Valéria Bueno Franco Cordeiro destaca a evolução dos alunos. "Nestes poucos anos em que os alunos estão participando do projeto de futsal, observamos que desenvolveram o senso de cooperativismo, facilitando o trabalho em equipe, bem como os ajudando a ter mais iniciativa, melhorando com isso o rendimento escolar".
E professor de Educação Física, Eduardo Schivitzki, comenta sobre a importância do projeto em relação à disciplina que leciona. "Temos muitos alunos que, infelizmente, não podem participar devido ao número reduzido de vagas. Nossos alunos têm pouca opção de esporte nas comunidades onde moram. Este projeto tem despertado hábitos saudáveis e melhora nas minhas aulas de Educação Física", completou.
Para os alunos, além de praticar um esporte, a escolinha também é um espaço para fazer amigos. O aluno do 7º ano, Gustavo Arbigaus, 11 anos, que pratica futsal há três anos, diz que aprendeu, além de dribles e chutes, a fazer amizades. "Gosto de futsal e fiz amigos aqui. Hoje sou atacante", disse.
Já o aluno, Willian Alex Ochica, 11 anos, também do 7º ano, gosta de jogar na defesa. "O futsal é um esporte legal, onde a gente faz amigos e também é muito bom para a saúde".