Dia Mundial sem Tabaco busca conscientização contra principal causa de morte no mundo

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o tabaco mata cerca de 10 mil pessoas por dia e é a principal causa de morte no mundo, seguida pelo álcool e pela inalação indireta do fumo, ou seja, que atinge aquele indivíduo que não fuma, mas convive com fumantes.

Para conscientizar sobre os riscos do vício, na próxima sexta, 31, foi instituído o Dia Mundial Sem Tabaco. O controle do tabagismo é, antes de tudo, um problema de saúde pública, portanto, todas as ações dirigidas para minorar os males do tabaco revertem em benefício da sociedade.

A Prefeitura de Mafra, através da Secretaria de Saúde, mantém uma equipe de profissionais que realiza grupos de combate ao tabagismo, como forma de diminuir o número de fumantes e conscientizar as pessoas sobre os males do cigarro.

O grupo realizado encontros semanais, onde são realizadas palestras com uma equipe multidisciplinar de profissionais – educador físico, nutricionista, dentista, médico, psicólogo e enfermeiro – que repassam orientações sobre as técnicas que podem ser utilizadas como forma de diminuir a necessidade do consumo do tabaco.

Quem tiver interesse em parar de fumar pode procurar as unidades de saúde do município ou ligar para o telefone 3642 3951, deixando nome e telefone. Sempre que for iniciar um novo grupo a equipe entra em contato com as pessoas que demonstraram interesse, convidando-as para participar.

Equipe responsável: Enf. Márcio Fábio, Drª Rita Flores, Farmaceutica Maristela Sommer e o Psicólogo Tiago Feller.