Educação de Mafra celebra dia da CONAE na Escola

Estudantes, pais e comunidade escolar de modo geral tiveram a oportunidade de participar nesta quarta-feira, dia 24, do dia da CONAE na Escola. A mobilização aconteceu em todo o Estado de Santa Catarina, como forma de preparação para a Conferência Municipal de Educação.

CEM Anjo da Guarda

No Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda o dia todo foi dedicado a apresentações artísticas e teatrais, paródias, palestras e outras atividades destinadas à reflexão sobre a realidade escolar, resultantes dos trabalhos promovidos anteriormente através de discussões entre três grupos – todos eles formados por alunos e profissionais da escola.

O Documento referência para a CONAE 2014 está dividido em sete eixos, sendo que o município de Mafra optou por discutir três deles, sendo: Eixo III – Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente; Eixo IV – Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; e Eixo VI – Valorização dos Profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho.

O período da tarde foi reservado para que os professores, pais e alunos de 6ª a 8ª pudessem analisar os relatórios feitos pelos grupos, e elaborar o documento que será apresentado na Conferência Municipal de Educação, que acontecerá no dia 20 de maio. Também houve a eleição dos delegados que representarão a escola da conferência municipal, explicou a diretora da escola Ieda Moraes Raldi.

De acordo com a secretária de Educação de Mafra, Solange Takayama, as conferências livres que estão acontecendo nas escolas do município são um espaço democrático e articulado com a comunidade escolar, para que todos possam discutir as prioridades e participar do desenvolvimento da educação em suas diversas esferas.

CONAE

A CONAE será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília, com a finalidade de oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas que vai subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação pelos municípios, pelos estados e pelo Distrito Federal, no contexto da construção do Sistema Nacional de Educação, abrangendo especialmente a participação popular, a cooperação federativa e o regime de colaboração.