Alunos da APAE de Mafra recebem certificado do PRONATEC

 

“A união faz acontecer” é o lema da parceria entre Secretaria da Assistência Social, SENAI e APAE de Mafra

 

No dia 03, a Prefeitura de Mafra através da Secretaria Municipal da Assistência Social, em parceria com a APAE e o SENAI realizam a solenidade de entrega de certificados aos alunos do curso de “Operador de Computador” do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC. Em cerimônia solene os 13 alunos que participaram do curso de 180 horas, tiveram o esforço e dedicação recompensados, estampando no rosto a alegria por mais esta conquista. Pais, familiares, colegas, professores e demais convidados acompanharam o evento realizado na APAE de Mafra.

 

União

A parceria entre as três instituições acontece desde 2013 com outros dois cursos já oferecidos – corte e costura e auxiliar de costura. Segundo a coordenadora do Pronatec em Mafra, Araci Turchen Makohin da Secretaria Municipal de Assistência Social, a parceria possibilitou mais um acesso à aprendizagem às pessoas com deficiência. “Eles descobrem habilidades, proporcionando elevação da autoestima e autonomia e ainda maior participação na vida social”, declarou.

Já a Secretaria Interina da pasta, Kátia Borges Saliba, falou sobre a importância da autossuficiência. “A capacitação profissional é um degrau para construção da autonomia para a pessoa com deficiência. E a família desempenha um papel fundamental, pois os pais tem a capacidade de visualizar o potencial de seu filho”, pontuou a Secretária.

 

A diretora da APAE, Eliana de Fátima Paszcuk Scheuer, parabenizou os pais pelo apoio aos filhos. “Parabéns por vocês introduzirem os filhos em um espaço melhor no exercício da cidadania”. Aos formandos, os incentivou a buscarem cada vez mais conhecimento. Da mesma opinião, participa a coordenadora pedagógica da APAE, Eliane Konkel. Ela destacou que o uso do computador pelos alunos pode auxiliar na ampliação “da leitura do mundo”, potencializando suas habilidades cognitivas. “A informática é uma ferramenta pedagógica de aprendizagem”.

 

Superação

Orgulho, superação de obstáculos, desafios, garra e persistência. Para as instituições parceiras, estes termos definem as horas de curso passadas com os alunos. O coordenador do núcleo do SENAI de Mafra, Clésio Ruiz Paloma Junior, falou sobre a satisfação em formar mais uma turma. “Foi um curso longo, mas vocês, formandos, demonstraram empenho. Nós do SENAI planejamos atividades diferenciadas para que o conhecimento chegasse até vocês”, disse, parabenizando a turma pelo desempenho e compromisso com as aulas.  Para a instrutora do curso, Lilian Maidl Cruz, trabalhar com esta turma foi uma experiência nova. “Foi um aprendizado e um desafio”.

 

O formando Alexandre P. Cubas e sua mãe, Sônia P. Cubas, moradores da Vila Nova, contam que o desafio semanal era frequentar as aulas. “Não faltei nenhum dia. Sempre gostei de informática. Aprendi a acessar vídeos e mandar e-mails”, contou Alexandre, completando ainda que pretende aprender mais. Já a sua mãe disse que se sente orgulhosa e que fez o possível para levar e buscar Alexandre nas aulas, apesar da distância entre a casa e o curso.  “Estou feliz, orgulhosa e vou incentivá-lo a fazer mais cursos”.