Maio Laranja, mês de lembrar a necessidade de combater a violência contra crianças e adolescentes

O município de Mafra há anos se mobiliza pelo fim da violência sexual contra crianças e adolescentes. Neste mês de maio, instituído como Maio Laranja, as ações são intensificadas. Portanto, nesta sexta-feira, dia 17, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação, o Conselho Tutelar, a DPCAMI (Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso) e a Polícia Militar realizam pedágio educativo alusivo ao dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes), no semáforo da Praça Lauro Müller – Alto de Mafra, das 09 às 11 horas. Haverá distribuição de panfletos e abordagens a motoristas e pedestres. A distribuição de panfletos é uma estratégia crucial para educar, prevenir e combater a violência contra crianças, proporcionando informações acessíveis e mobilizando a sociedade para a proteção e o bem-estar infantil, além de conter os telefones para denúncias.

Por que 18 de maio?

Nesse dia em 1973, uma menina capixaba de Vitória- ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. Seu corpo apareceu 06 dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos.

O movimento em defesa dos direitos das crianças e adolescentes, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Criança e Adolescente, com o objetivo de mobilizar a sociedade brasileira e convocá-la para o engajamento pelos direitos de crianças e adolescentes e na luta pelo fim da violência sexual.

Combate ao abuso e à exploração sexual

Segundo a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Danielle Kondlatsch, o Dia 18 de Maio convoca todos — poder público, sociedade civil organizada, governos, igrejas, comércios, mídia e cada cidadão brasileiro — a se comprometerem no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso com a proteção de cada criança e adolescente em nosso país e principalmente em nosso município. “É importante lembrar que o Brasil ainda enfrenta episódios de violação dos direitos de crianças e adolescentes, com novos casos sendo descobertos e denunciados diariamente”, declarou, enfatizando que o abuso sexual permanece um problema generalizado que exige a atenção da sociedade e dos governos para ações preventivas.

Denuncie

Ao presenciar algum  caso de abuso ou violência, a pessoa não deve se calar, mas denunciar a um dos órgãos.

– Conselho Tutelar – 3642-4734/ 99128-4334;

– Disque denúncia – 100;