Programa Cozinha Brasil ensina educação alimentar em Mafra

Cerca de 40 profissionais da Educação de Mafra participaram de 02 a 04 de setembro do curso de capacitação do programa Cozinha Brasil do SESI, que ensina a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício.

A Associação Comercial e Industrial de Mafra (ACI), em parceria com o SESI e Madeireira EK, trouxe à cidade este curso. A ACI disponibilizou gratuitamente vagas à Secretaria de Educação de Mafra, convidando os profissionais a participarem da capacitação, além de outros convidados da Associação.

  Saúde à mesa

Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes, a nutricionista do programa ensina receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. Dentre o conteúdo do curso, são abordados assuntos como benefícios de uma alimentação saudável, utilização integral dos alimentos, cuidados na preparação e manipulação dos alimentos, entre outros.

Para o Secretário de Educação de Mafra, Juliano Munhoz, a participação dos profissionais da Educação neste curso mostra o interesse na saúde e qualidade de vida. “Investir no profissional é investir no futuro, na melhoria da educação e no bem estar familiar”, disse.

Já a Supervisora da Educação Continuada do SESI, Marcela Jastrombek Duarte, lembrou que o objetivo do curso “é trabalhar a utilização integral dos alimentos com foco na educação alimentar e o baixo custo”.

 

Sala de aula itinerante

Em Santa Catarina desde 2005, o programa Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo. Esta semana o programa trouxe a Mafra sua unidade móvel – caminhão projetado para ser uma cozinha didática, com armários, geladeira, liquidificador, forno de microondas e televisor com aparelho de DVD. O caminhão atua como uma sala de aula itinerante. O curso, com 08 horas de duração, entregou material didático, livro de receitas, touca e concedeu certificado aos participantes.

 

Da teoria à prática

As merendeiras Simone Goffi e Sueli Correa de Siqueira que fizeram o curso pela primeira vez disseram que acham importante participar desta capacitação. “Aprendemos como reutilizar os alimentos, uma vez que os manipulamos e esperamos aprender sempre mais e aperfeiçoar o que já sabemos”, concluíram.