I Evento Cultural “Resgate de Danças Típicas do Município de Mafra” une instituições através da dança

Com carroças e charretes enfeitadas, assim adentraram ao EMEB Avencal do Saltinho os participantes do I Evento Cultural “Resgate de Danças Típicas do Município de Mafra” sendo recepcionados pela comunidade por um tradicional café da manhã colonial realizado pela escola com apoio dos pais. O encontro que ocorreu no sábado, dia 08, teve como objetivo promover a cultura e reviver os tipos de danças, relacionados ou não com as etnias formadoras do município.

O Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze, fez questão de prestigiar. “Nossas escolas são um grande orgulho para o município. O interior tem realizado importantes ações com o objetivo de promover a integração entre escolas, comunidades e pais. Isso é fundamental, estamos no caminho certo e com a ajuda de todos vocês muitas conquistas virão”.

 

Homenagens

Reconhecer aqueles que fazem parte da história da comunidade, essa foi a proposta da homenagem realizada aos senhores acima de 80 anos que contribuíram para construção da história de Mafra e de Avencal sendo: Geraldo Schafacheck, Lydia Schafacheck, Genoveva Jankovski,  Maria Madalena Bueno de Oliveira, Maria da Luz Herbst, Erico Herbst, Maria Leocadia Herbst,  Josephina Sconiezni,  Maria Eulalia Sconiezni, Genoveva de Marchi, Regina Ostrovski e Alzira Chaikosky.  Eles receberam um relógio, com slogan da escola, como forma de agradecimento.

 

Apresentações

O evento iniciou com a dança “Formação do Povo Mafrense”, do EMEB Avencal do Saltinho, que destacou a importância de cada etnia. Em seguida o Grupo Folclórico Trier trouxe a cultura alemã chamando a comunidade para dançar em uma dança de confraternização. As unidades escolares também mostram seus talentos: EMEB Augusta Vitória (pau de fitas), Centro de Educação Municipal Beija-Flor (evolução sertaneja), Studio de Dança Estela Fernandes (coreografias adulto denominada “Flores” e infantil “Alegria”), Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda (Transforme a vida em felicidade),, EMEF Campo da Lança (dança da Bailarina) e EMEB Avencal São Sebastião (dança sertaneja – Sola da Bota). Os participantes receberam uma lembrança do encontro.

 

O Secretário de Educação, Juliano Munhoz, parabenizou o evento, ressaltando que atividades extracurriculares são necessárias, pois complementam a educação.  “Ações como essa fazem a diferença e permitem que possamos melhorar a nossa educação, pois devemos trabalhar nossos alunos como um todo em sua formação acadêmica e humanística”. Ele citou que a educação mafrense caminha diariamente com ótimos resultados, exemplo disso é a Prova Brasil (MEC), que determina o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e as conquistas em Olimpíadas Brasileiras de Língua Portuguesa e de Astronomia.

Para finalizar o encontro foi oferecido novamente o passeio de charrete e carroça. A diretora da unidade, Adriana Chaikoski Schafacheck, agradeceu aos pais, professores, participantes e comunidade que prestigiaram e trabalharam para que o evento fosse um sucesso.