Mais de 140 atendidos no Mutirão da Saúde

Equipe de médicos, odontologia, enfermeiros, técnicos em enfermagem, profissional de educação física e agentes comunitárias prestaram atendimento à comunidade de Bituvinha e arredores no sábado, 08, no Mutirão da Saúde. O dia iniciou com a apresentação do Coral Anjos Cantantes da EMEB Bituvinha.

A realização é da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a finalidade levar os atendimentos às comunidades em seu direito à saúde. No local serviços de clínica geral, preventivo de câncer de colo de útero, avaliação da composição corporal (Mafra em Forma), vacinação e odontologia. Os pacientes contaram, ainda, com a farmácia municipal, agendamento de exames e orientações sobre dengue e Vigilância Sanitária.

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, participa dos mutirões mantendo contato direto com a população. Ele destaca que a saúde é prioridade absoluta em sua administração. “Temos realizado muito na área, sendo Mafra referência no programa Mais Médicos. Hoje contamos com 19 ESF com equipes completas, aumentamos o número de médicos e reativamos os mutirões; mas sonhamos e vamos fazer ainda mais”. O Prefeito aproveitou, também, para lembrar os tempos de farmácia e aferiu a pressão de um dos munícipes.

Avaliação

Como no atendimento em uma unidade de Saúde, os pacientes, primeiramente, eram recepcionados pelo setor de triagem em que era aferida a pressão e feito o exame de glicose. Em seguida, eram encaminhados para os médicos ou o setor devido. O diferencial dessa edição foi o aumento no número de profissionais envolvidos: oferecendo-se três consultórios nos quais atendiam os médicos: Cintia Prolo, Julio Antonio Mella, Julio Lima e José Luiz Garcia Dieges.  A ação contou também com a doutura Duleymis Coello Viell e a parceria de voluntários e da Escola Técnica CEDUP.

A ação teve um saldo positivo com quase 80 atendimentos com clínico geral, 35 exames preventivos, 40 aviamentos de receitas e nove autorização de exames. Já a odontologia, através do Odontomóvel, 18 atendimentos sendo realizados em média três procedimentos por pessoa entre restauração, limpeza e extração totalizando 54 ações.

Acompanhada da família, Lucia Maria Strak, aproveitou para verificar a pressão, a glicose e consultar com o médico. “Ações como essa são muito boas e merecem nosso reconhecimento. Que venham sempre! Deus ajude a todos que trabalharam para que possam atender não somente a nossa comunidade mas as outras também”.  Lucia foi atendida por dois profissionais os médicos Julio Mella e Julio Lima. Ela saiu da sala contente com o resultado. “Os médicos são muito bonzinhos, me passaram receitas e deram indicações de como cuidar da minha saúde”.  Já o irmão Irineu Libel aproveitou para colocar a caderneta de vacinação em dia após a consulta com o médico.

Avaliação

Os mutirões foram reativados em setembro na localidade de São João da Boa Vista e a previsão é que sejam realizados frequentemente. Ilda C. Maciel avalia positivamente o retorno da ação e conta que lembra dos outros mutirões que aconteciam anteriormente.  O próximo Mutirão já está agendado para o dia 06 de dezembro em Maurício Caillet na casa de propriedade da Professora Maria da Graça Lourenço Pinto, ao lado da Igreja Sagrado Coração de Jesus.  Os atendimentos acontecerão das 9 às 16 horas.