Aluno do CEMMA ingressa no Colégio da Polícia Militar do Paraná

  • A entrada na instituição é amplamente disputada e para isso os estudantes passam por teste classificatório

2015 será de novidades para o estudante Rafael Antonio de Lima do 5º ano do Centro de Educação do Município de Mafra. Ele foi classificado para o ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental no Colégio da Polícia Militar do Paraná e terá uma nova fase de estudos com novos colegas e uma cidade diferente. A entrada na instituição é amplamente disputada tendo os aspirantes a alunos que passarem por um teste classificatório. Nessa edição houve um número de aproximadamente 1.200 inscritos e de um total de 120 vagas distribuídas, entre 80 para filhos de policiais militares e 40 vagas livres. Rafael ficou no 50º lugar.

Filho do Policial Militar do Paraná, Ricardo Antonio de Lima, o pequeno conhece um pouco a rotina militar e se mostra contente com a perspectiva que se apresenta. Ele sabe que o colégio terá um regime diferente e permitirá novas possibilidades para o futuro. O pai destaca que ficou surpreso e orgulhoso com a classificação do filho. “Nós sempre incentivamos, mas sem nenhuma pressão quanto ao resultado”.

Rafael estudou diariamente com o acompanhamento da família que, por exemplo, aplicou provas de anos anteriores. Além disso, uma tia professora de matemática auxiliou na disciplina. A mãe lembra que desde as primeiras provas o menino se destacava, tendo grande número de acertos.

Em relação ao teste o menino explica que uma dificuldade foi em relação a geografia e história do Paraná. “Eu não tinha tanto conhecimento, mas deu tudo certo. Agora é esperar como será na escola”. A primeira impressão, conta ele, foi positiva. A família deve mudar para Curitiba para dar assistência.

A mãe Sonia Jollenbeck fala que incentiva que ele estude muito para conquistar o que desejar no futuro. “Temos um sentimento de dever cumprido. Ele ter conquistado  50º lugar para  nós  é um orgulho! Vamos mudar o rumo agora e vale a pena”, ressalta.

Escola

O Colégio da Polícia Militar (CPM) é uma instituição de ensino da Polícia Militar do Paraná, responsável por ministrar parte do Ensino Fundamental e o Ensino Médio.  O colégio tem como um dos objetivos integrar o aluno à sociedade, demonstrando a ele norma de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres, imprescindíveis a vida comunitária. Com a participação do aluno, dos pais e da escola, o colégio proporciona seu desenvolvimento intelectual através de exposições, momentos culturais, visitas monitoradas, palestras e outros.