Escola de Mafra utiliza o plantio do feijão como forma de ensino

O cultivo de hortas escolares utilizado como um valioso instrumento educativo, motivando experiências desde o plantio e acompanhando o desenvolvimento da planta, transforma pequenos espaços das escolas em cantos de encanto e aprendizado. Essa é uma atividade que já vem sendo desenvolvida pela Escola Municipal de Educação Básica Avencal do Saltinho, com  alunos do 1º ano e que reúne, num mesmo tema, ensinamentos multidisciplinares, através do projeto “O feijão mágico”.

Sob a responsabilidade da professora Carla Christiane Herbst Brüske, o projeto tem por objetivo sensibilizar e conscientizar as crianças da importância de aprender o processo de germinação e de ter uma alimentação saudável.  “O feijão mágico” destaca o contato com a terra no preparo dos canteiros e a descoberta de inúmeras formas de vida que ali existem e convivem, o encanto com as sementes que brotam como mágica, a prática diária do cuidado – regar, transplantar, tirar matinhos, espantar formigas, o exercício da paciência e perseverança até que a natureza transforme pequenas sementes em verduras e legumes viçosos e coloridos.

Para o desenvolvimento do projeto, a professora envolveu outras atividades e interagiu diversas disciplinas com a contação da história “João e o Pé de Feijão”, o plantio de feijões na horta da escola, o trabalho  com  medidas e quantidades, as experiências com semente do feijão (algodão, na terra, sem luz) e o registro do crescimento com observação semanal e acompanhamento da plantação.

Conforme explicou a professora “o projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente acompanhando todas as etapas do cultivo do feijão, participando diretamente de cada uma delas”.  Explicou que visa ainda dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantas utilizadas como alimentos, conscientizar sobre a importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo e proporcionar a degustação do alimento semeado, cultivado e colhido.

Depois da colheita, acontecerá o Dia da Feijoada, que será preparado com a ajuda das crianças, que plantaram e cuidaram da planta. Para o dia serão convidados os pais dos alunos do 1º ano, funcionários e direção da escola.

O Secretário Municipal de Educação, Juliano Munhoz lembrou que o Município vem investindo constantemente na melhoria da qualidade da merenda escolar adquirindo produtos da agricultura familiar, e destacou a importância da conscientização dos alunos para uma alimentação mais saudável, por meio de diversos projetos que já estão sendo executados nas escolas municipais. Ele reafirmou a relevância de se trabalhar temas como “O feijão mágico”, pela conscientização que se concretiza não somente na escola, mas também nas famílias das crianças, entendendo o benefício aos demais membros.