Incentivos municipais permitem o desenvolvimento de empresas locais

Um sonho que começou há 38 anos e segue firme, dia a dia. Essa é a história da Móveis Schafascheck que esse ano passará por uma ampliação em suas instalações possibilitando o aumento da produção e gerando mais empregos. Isso é possível com o apoio da Prefeitura de Mafra que, através da concessão de incentivos previstos na Lei nº 4020/2014, auxilia empresas com o objetivo de desenvolver a cidade.

Na terça-feira, 06, o Prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Kvitschal Junior, visitou a sede da empresa verificando o andamento dos trabalhos de aterramento e terraplanagem. A obra visa permitir a ampliação das suas edificações.

Na unidade o Governo Municipal fez um tour pela empresa acompanhado do proprietário Cláudio Schafascheck que mostrou o andamento das atividades e toda a empresa. Na data contou como está o projeto e puderam ver in loco as máquinas trabalhando.

Desenvolvimento

O incentivo foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento (CODEM) e é destinado às empresas que venham a contribuir para a geração de emprego e renda, bem como para o desenvolvimento do município. Os proprietários da empresa são Claudio, Osvaldo e Edgar Schafascheck, tratando-se de uma empresa familiar.

O Prefeito de Mafra, Roberto Scholze, destaca que a cidade está crescendo e que incentivos como esse, para a empresa, são possíveis pela existência e parceria com o CODEM, o qual é composto por entidades mafrense. “Ações em conjunto possibilitam o desenvolvimento local. O incentivo as empresas com sede ou não e que desejam se instalar em nosso município é um pilar da administração, pois acreditamos na importância da geração de emprego e renda” Ele lembra, ainda, que Mafra está se desenvolvendo. Exemplo disso é que nesses dois anos foram mais de 550 alvarás de construção, além de mais de 1.170 novos cadastros econômicos de pessoas jurídicas. “Incentivar as empresas é sinônimo de retorno garantido com oportunidade de geração de novos empregos, aumento de arrecadação o que leva ao crescimento para o município.

O Secretário explica que o incentivo as empresa integra as ações visando o desenvolvimento. “A Lei nº 4020/2014 prevê três modelos de incentivos sendo: imobiliários, físicos e tributários. Nesse caso tratou-se de um incentivo físico que permite ações de infraestrutura, de terraplanagem e aterramento”.

Localizada no Espigão do Bugre, Km9, a empresa tem 20 colaboradores no total –  entre funcionários e os proprietários. Esta atua no ramo da fabricação de móveis e esquadrias de madeira para mercado interno e externo.

O proprietário Cláudio conta que o serviço oferecido pela Prefeitura auxilia muito e que a ideia, ainda, no primeiro semestre é que o novo barracão esteja finalizado.  “Esse auxílio permite melhorias na empresa, possibilitando através da disponibilidade de espaço o aperfeiçoamento dos processos, refletindo no aumento da produção e do número dos funcionários”.  Ele conta que são processados em média 300 m³ de madeira por mês e que a proposta é dobrar esse número.