Vacinação contra o HPV inicia em Mafra

No dia 10 de março o município de Mafra intensificará a vacinação contra o Papilomavirus Humano (HPV). Serão vacinadas as adolescentes de 9 a 11 anos de idade, mas também poderão ser vacinadas as jovens de até 13 anos, 11 meses e 29 dias que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina.

 

A administração da vacina vai ser oferecida nas escolas do município em datas previamente agendadas com os diretores que enviarão termo de autorização para os pais assinarem. O esquema vacinal será composto por três doses (0, 6 e 60 meses). Aqueles pais que preferirem levar seus filhos aos postos de saúde para vacinação poderão fazê-lo, mas devem avisar a escola.

 

Sobre a vacina do HPV já saíram os primeiros estudos feitos nos EUA que mostram que a vacina contra o vírus HPV, dada a garotas adolescentes, não estimula as jovens a ter práticas sexuais precoces ou arriscadas. O HPV é causador das verrugas genitais e de câncer de colo de útero, ânus, pênis, boca e garganta. No Brasil, a vacina começou a ser fornecida pela rede pública no ano passado com boa aceitação da primeira dose, mas não atingiu a meta do Ministério da Saúde em decorrência dos supostos efeitos colaterais e outras dúvidas geradas pela vacinação. Por isso é importante que os pais fiquem atentos as orientações dos profissionais de saúde e não deixem de vacinar suas filhas.

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MAFRA TREINA SERVIDORES DAS ESFs PARA SISTEMA DE INFORMAÇÃO E IMUNIZAÇÃO

 

No próximo dia 11 de março os profissionais da Vigilância Epidemiológica Municipal estarão dando treinamento sobre o Sistema de Informação de imunobiológicos no espaço do CEDUP. Serão treinados os técnicos de enfermagem e enfermeiros que trabalham nas salas de vacinas do município. O objetivo é acompanhar as recomendações do Ministério da Saúde e digitalizar o processo de marcação dos imunobiológicos. O novo sistema trará mais agilidade ao processo de imunização e controle de doses faltantes dentro das comunidades, facilitando a busca ativa de não vacinados.