Agricultura de Mafra e Epagri esclarecem produtor rural sobre legalização de agroindústrias de leite
Esclarecer as dúvidas dos pequenos produtores rurais sobre a fabricação e comercialização de produtos derivados do leite e queijarias sobre o aspecto legal, foi o objetivo da reunião organizada pela Secretaria da Agricultura de Mafra e Epagri na última quinta-feira, 11.
Na sede da Amplanorte, os cerca de 30 participantes tiveram palestras sobre: Serviço de Inspeção Municipal (SIM), com o médico veterinário Leonardo Navarro Cotrim, da Secretaria da Agricultura; Legalidade Fiscal, com o secretário-executivo da Amplanorte, Hélio Daniel Costa; Legalização das Agroindústrias – O papel da Epagri -, com a Nutricionista Telma Tatiana Köene e Leandro Crestani, Engenheiro Agrônomo, ambos da Epagri. “O objetivo final é para que os produtores possam comercializar seus produtos tanto do ponto de vista higiênico sanitário, como do fiscal”, explicou Leonardo.
Legalidade e segurança
A emissão de notas fiscais de produtor rural apresenta vários benefícios, como contribuir para o crescimento do município e demais direitos sociais dos produtores rurais e família. “A emissão da nota fiscal de produtor rural permite conseguir linhas de crédito e uma aposentadoria mais segura, mas ela só deve ser utilizada para produtos primários (leite, carne, soja, milho, etc.) e não para os industrializados, para estes deverá constituir uma empresa e possuir CNPJ” lembrou Leonardo.
Para o consumidor, o produto legalizado apresenta segurança alimentar. O selo do SIM atesta que o mesmo foi inspecionado e o consumidor tem a garantia que está levando para casa um alimento de qualidade e que atende todas as normas higiênico-sanitárias.
Projeto
Neste ano a Secretaria começou também o trabalho de reformulação do SIM no município, para que o serviço possa aderir ao SISBI/SUASA, o que permitirá aos estabelecimentos que possuam o Serviço de Inspeção Municipal, possam comercializar produtos em todo território nacional. O prefeito Abel Bicheski – Bello, sabendo da importância de tal projeto para os produtores mafrenses já autorizou o encaminhamento do mesmo para a Câmara de Vereadores de Mafra para apreciação.