Executivo atende reivindicações dos moradores de Bituvinha

A comunidade da localidade de Bituvinha, interior de Mafra,  estava com muitas necessidades e na segunda-feira,18,  buscou auxílio junto ao Executivo Municipal. Segundo o presidente da Associação de Moradores da localidade, Emidio Stefen havia dois anos que os moradores solicitavam a presença do prefeito no Bituvinha. Paulinho Dutra, frente do Executivo há 50 dias, atendeu à solicitação e na mesma semana, último sábado (23) realizou na localidade uma audiência pública, com  a presença de cerca de 120 moradores, onde estiveram presentes todo secretariado.

Uma das reivindicações da comunidade diz respeito ao transporte escolar. Os moradores reclamavam a falta de melhorias nas condições de uso do ônibus, com nível baixo de segurança para as mais de 60  crianças que necessitam utilizar o transporte. Nesta visita pelo interior, o prefeito Paulinho Dutra e sua  equipe de governo se depararam com a necessidade destes pais de alunos de terem um veiculo de transporte seguro, e na segunda-feira (25), o prefeito  entrou em contato com a direção da empresa que realizava o transporte escolar na localidade, a K&K, e pediu que fosse feita a mudança do ônibus. A empresa K&K realiza o transporte escolar, no trecho da Escola Agrícola e do Colégio Jovino Lima.

Durante a audiência pública, realizada no salão da Igreja Nossa Senhora do Salete, a comunidade reivindicou a adequação da quadra de esportes da escola municipal, que embora coberta,  está sem uma proteção ao redor, dificultando a utilização por parte das crianças e jovens da localidade. Os moradores reivindicaram ao Prefeito  que fosse feito a conclusão da obra  e o prefeito Paulinho Dutra autorizou a secretária de Educação, Eroni Terezinha Machado, a imediata viabilização da solicitação. "Em trinta dias, a quadra terá o remanejamento necessário para a utilização", destacou.

Melhorias na  estrada principal de acesso à localidade, assim como a manutenção das adjacentes foi  também ressaltada pelos moradores. As estradas estão em boa trafegabilidade e o secretário de Obras, Fernando Goffi informou que, devido às chuvas que ocorreram no município e a dificuldade na extração de pedras das pedreiras, a Secretaria não tem conseguido atender a demanda da localidade.

Mas, a comunidade do Bituvinha, desejava mesmo a atenção do prefeito para a questão da saúde e a construção de uma sala de aula de informática. O prefeito Paulinho ressaltou que, estará providenciando o estudo da construção da nova sala com os engenheiros da Prefeitura  e sobre a construção de um posto de saúde na localidade, disse que estará levando reivindicação à Brasília, pois precisa de liberação de emenda parlamentar para execução da obra e que neste momento, a Prefeitura não disponibiliza condições de atendimento. Entretanto, autorizou a Secretaria de Saúde a liberação para  ida do odontomóvel à Bituvinha, para atender a comunidade já no início de julho.

Habitação

Moradores do Bituvinha foram receptivos ao Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) apresentado pelo secretário de Habitação, Dorval Souza. Ele registrou que a ida do prefeito Paulinho à Brasília, proporcionou que a Secretaria participasse do movimento pela melhoria da qualidade vida dos moradores da área rural. Ficha de inscrição ao programa foi distribuído aos interessados. Pelo programa, moradores da zona rural  poderão  ter moradias subsidiadas pelo Governo Federal.

Mutirões

A Prefeitura Municipal de Mafra se organiza para realizar nos bairros da cidade e interior, mutirões de melhorias de infraestrutura por parte das secretarias. O prefeito Paulinho Dutra vê a  necessidade de todos os bairros receberem atenção especial da administração pública.

"Nós concordamos com todas as reivindicações que estão sendo feitas. Há dois anos que os moradores desta localidade solicitavam a presença do prefeito para ver de perto as necessidades e esta é a minha primeira oportunidade de  visitar o interior como prefeito, mas outras virão a partir de  agora", enfatizou .

Após a reunião desta audiência pública no interior, outra já está sendo providenciada, para a data de 7 de julho, na localidade de Saltinho do Canivete. "Queremos fazer as audiências públicas para tentar buscar as melhores alternativas possíveis para corresponder aos anseios dos mafrenses.  Estamos sempre abertos ao diálogo", conclui o Prefeito.