7ª Conferência Municipal de Saúde de Mafra abriu espaço para discussão e construção de uma saúde pública de qualidade

Participantes dos oito eixos temáticos formularam propostas para serem levadas à conferência estadual

A Secretaria Municipal da Saúde de Mafra realizou nos dias 09 e 10 de julho, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, na Universidade do Contestado (UnC), contando com a presença de cerca de 120 pessoas. No dia 09, à noite, foi a abertura seguida da palestra magna e no dia 10 houve trabalho em grupo para discussão dos oito eixos temáticos. O objetivo do evento foi o de criar um espaço democrático para construção da política de saúde, focada na promoção da “saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”. Durante o evento os participantes manifestaram, sugeriram e planejaram os rumos da saúde, junto aos usuários, trabalhadores e prestadores dos serviços na área, nas esferas municipal, estadual e federal.

A fim de criar um ambiente propício para discussão e munir os participantes com mais informações, houve a palestra com tema que dá nome à conferência: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro”, proferida pelas enfermeiras Luciana Maria Mazon e Adriana Moro.

Foco na prevenção

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Eckel, destacou que se deve levar em conta não só a saúde física do usuário, mas a social e mental, fazendo com que o mesmo entenda e procure periodicamente os serviços de atenção básica nos ESFs (Estratégia Saúde da Família). Ele também destacou o papel dos conselhos locais que devem ser compostos por pessoas da comunidade para que tenham voz ativa e relatem as necessidades dos ESFs.

Propostas

Durante a conferência foram discutidas e aprovadas 68 propostas, que condizem com as necessidades locais da saúde. Dentre as principais estão: organizar a rede de serviços com padrão de qualidade e quantidade elevada e estendida a todos os territórios e serviços prestados a população; criar novos conselhos locais de saúde; direcionar o trabalho visando a implementação de indicadores de qualidade e não apenas de produtividade; propor ações de monitoramento no uso de medicamentos visando a desmedicalização, através de ações em grupo ou terapias alternativas; fortalecer as estratégias saúde da família e unidades básicas qualificando os serviços para torná-los resolutivos e com credibilidade.

Além da discussão de propostas, durante o período da tarde do dia 10, os participantes também elegeram 12 delegados para irem à 7ª Conferência Estadual de Saúde nos dias 23, 24 e 25 de setembro em Lages.