Anjo da Guarda desenvolve aprendizado da matemática através de jogos como ferramenta
Cubos, quebra-cabeça, dominó, jogo da memória foram alguns dos jogos construídos e que ganharam destaque na disciplina de matemática trabalhada pelo Centro de Educação Municipal Anjo da Guarda, com uma proposta inovadora e diferenciada. Os projetos foram executados com cerca de 140 alunos.
Os alunos construíram os jogos e cada grupo propôs de forma diferenciada e criativa o trabalho com os números. As alunas Tainá Zellner, Luana K. Franz e Juliana S. dos Santos elaboraram o jogo “Brincado com as Raízes”, uma trilha do conhecimento, onde cada aluno foi desafiado a pensar, racionar sobre os resultados da raiz quadrada, na medida em que jogavam os dados e avançavam nos espaços. Para elas através dos jogos aprenderam melhor o conceito das potenciações. Tainá afirmou que saiu do modo tradicional, onde foi descontraído e ainda aprendeu muito.
Aprender brincando
Junto ao trabalho com a potenciação e raiz quadrada as professoras Tânia Oliveira do Amaral e Regina Celia Massae Domi conseguiram uma aprendizagem significativa através da ludicidade. “Mantendo o espírito lúdico, o cálculo das porcentagens acontece de maneira eficiente, por intermédio de atividades dinâmicas e desafiadoras e a aprendizagem também é avaliada a cada jogada”, declarou a professora Tânia.
A diretora Milena Woehl Albino, acredita que a união da teoria com a prática é a forma mais eficaz de permitir o desenvolvimento de um trabalho consistente, onde o aluno é o centro do processo de aprendizagem. “A Equipe observou a melhora do processo de ensino-aprendizagem tendo os jogos como ferramentas. Os jogos por si só despertam a curiosidade na maioria das pessoas, quer seja pelo desafio de descobrir a melhor maneira de vencer, quer sejam por suas regras”, declarou.