Defesa Civil continua de prontidão
• Conselho Municipal de Defesa Civil se reúne para avaliar estado de alerta de Mafra.Com exceção dos estragos em estradas, pontes e bueiros do meio rural, o município não sofreu maiores danos na área urbana
O alto volume de chuvas entre os meses de setembro e outubro deixou a Defesa Civil de Mafra em estado de alerta, com o nível do rio Negro atingindo 7, 810 metros (às 16 horas do dia 14) sendo 4,81 acima do nível normal (monitoramento hidrológico da bacia do rio Iguaçu/Copel). Na manhã da última quinta-feira, 15, as águas começaram a baixar gradativamente registrando 7,770 às 13 horas. Também na mesma manhã os membros do Conselho Municipal de Defesa Civil – COMDEC – reuniram-se, a convite do diretor de Defesa Civil, Raul Ferrari, que repassou as informações atualizadas sobre a situação do município.
Ainda em alerta
O coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, alertou que ainda há previsão de chuva, com 50mm para esta sexta-feira, 16, na região do Planalto Norte. Ele comentou ainda que “pela influência do El Niño, a tendência é ter níveis de chuva acima da média até janeiro de 2016”. Por ainda haver este risco, o Prefeito Wellington Bielecki determinou para que a Defesa Civil permaneça em estado de alerta.
Danos e remoções
As chuvas intensas causaram danos nas estradas e bueiros tanto na zona rural quanto urbana de Mafra. Também foram relatados estragos em escolas e prédios públicos, como destelhamento e alagamento. Por precaução, quatro famílias deixaram suas casas, sendo três delas da Vila Argentina, por iniciativa própria, e uma removida pela Defesa Civil da Vila Solidariedade. “Parabenizo a ação da Defesa Civil local e estadual que ficaram e estão alertas a qualquer sinal de intempérie”, disse o Prefeito.
Raul Ferrari comentou que não precisou ser acionado o Plano de Contingência, mas que “estas ações que mobilizaram, principalmente, as secretarias de Obras, Assistência Social e Desenvolvimento Urbano, além das demais, serviu como um simulado para o acionamento do plano”.
Planejamento e deliberações
O Prefeito solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Urbano que faça um levantamento de dados (estudo, memorial descritivo, orçamento) e posterior projeto para conter, diminuir ou evitar enxurradas, inundações e alagamentos na Vila Argentina, local em que é periodicamente invadido pelas águas do rio da Lança.
O COMDEC concluiu que os maiores problemas foram os estruturais, com vias do interior que sofreram danos pela enxurrada.
Defesa Civil em estado de alerta
Com a manutenção do estado de alerta, vale lembrar que o monitoramento hidrológico do rio Negro é feito de hora em hora, bem como das condições climáticas e previsão do tempo. A Defesa Civil também está preparada, podendo acionar as secretarias municipais para ativação de abrigos, recolhimento e triagem de doações, remoção de pessoas e demais atendimentos.
Rio está baixando
Às 11 horas desta sexta-feira, 16, de acordo com o monitoramento hidrológico o nível do rio Iguaçu está em 7,640 metros, sendo 4,64 acima do nível normal.
Telefones úteis
Defesa Civil de Mafra -3643-7742
Corpo de Bombeiros – 193 ou 3647-0520
Canais na Internet
Secretaria de Defesa Civil do Estado – www.defesacivil.sc.gov.br
Facebook Defesa Civil de Mafra – facebook.com/defesacivilmafra
Facebook Prefeitura de Mafra – facebook.com/PrefeituraMafra
Prefeitura de Mafra – www.mafra.sc.gov.br
Monitoramento hidrológico da bacia do rio Iguaçu – www.copel.com.br