Mobilização em Mafra vai chamar a atenção para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

• No próximo dia 16 de maio, equipe do CREAS e da Secretaria da Criança e Ação Social fará mobilização na Praça Lauro Müller e no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116

Flores amarelas enfeitam a cidade. Elas simbolizam a Campanha Nacional de conscientização para o problema do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A campanha quer chamar a atenção da população para a necessidade de defesa do direito de meninas e meninos crescerem de forma saudável e protegida. A flor amarela é o símbolo da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes”.

Atendimento
Em Mafra, os números de atendimentos das famílias mafrenses relacionados à violências contra crianças e adolescentes demonstram o quanto a questão é preocupante. Somente nos primeiros quatro meses de 2014 o Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS – atendeu 21 famílias com casos de violência à criança e ao adolescente, sendo 5 de violência sexual e 16 de outros tipos de violência: física, psicológica, abandono, negligência e de maus tratos.

Mobilização
Para marcar o dia 18 de maio – Dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes – entidades públicas e privadas estarão mobilizadas, realizando ações de conscientização. Em Mafra, a mobilização acontece no dia 16 de maio, sexta-feira, com a distribuição de panfletos alertando para a necessidade de denunciar abusos e explorações infantis e indicando o Disque 100 – Disque Direitos Humanos, 190 Policia Militar e o 3642-4734 do Conselho Tutelar.
A panfletagem acontecerá na Praça Lauro Müller e no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na BR-116, das 10 às 11 horas e das 14h30 às 15h30 horas.

A mobilização “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” é uma realização conjunta da Prefeitura de Mafra, através da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social e do Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS com as Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal; CONSEGMA; além do comércio e empresas locais.
Ainda como forma de chamar a atenção para o problema, pretendem as entidades envolvidas na mobilização, conclamar o comércio local para que participem colorindo de amarelo, branco e alaranjado as suas vitrines.

18 de Maio

O dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A proposta do “18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.