Receita de nhoque de abóbora está entre as 15 finalistas de concurso nacional
• Concurso do FNDE “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” segue para última etapa e merendeira de Mafra está classificada
Agora é a reta final do concurso “Melhores Receitas da Alimentação Escolar” promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A receita de nhoque de abóbora da merendeira Jucélia Alves Boneta, do CEIM Restinga concorre com mais 14 receitas dos Estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul. Jucélia é a única representante de Santa Catarina. O concurso busca valorizar o papel das merendeiras e incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar.
Nhoque de abóbora
Os melhores juízes para a receita são os alunos que provaram e aprovaram o nhoque de abóbora. A criançada do CEIM Restinga chega a repetir o prato criado pela Jucélia, a qual o elaborou, utilizando o reaproveitamento da abóbora cozida, adicionando ovos e farinha à massa. Quando informada que fora classificada, a finalista disse não acreditar, mas ficou clara a emoção e felicidade em seu rosto. Para a equipe da Secretaria de Educação, a classificação da merendeira na etapa final é motivo de orgulho e motivação para as demais profissionais. “O Departamento de Alimentação Escolar procura valorizar ações como esta, principalmente pela iniciativa e criatividade” declarou a Secretária da Educação, Estela Maris Bergamini Machado.
Já o Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, deseja sucesso à Jucélia, pois acredita que a receita de nhoque de abóbora conquistará os jurados.
Falta pouco
No próximo dia 17, em Brasília, as 15 receitas – a nossa de Nhoque de abóbora (SC), junto com a de Abará de carne moída com aipim, Enroladão saudável e Combinado dois sabores (BA), Bolo salgado de arroz da Anilda, Omelete nutritiva assada da Leila e Frango ao molho com casca de abóbora da Gerlinda (ES), Torta saborosa de batata doce com peixe (GO), Lasanha de banana da terra e Torta de legumes (MT), Arroz de cuxá com charque, Farofa nutritiva e Escondidinho de Frango (PA), Torta de arroz nutritiva (PR) e Bife verde (RS) – serão preparadas e degustadas por um júri que deve apontar a mais saborosa e caprichada de cada região. No dia seguinte, serão divulgadas as cinco vencedoras do certame, que ganharão uma viagem internacional e um prêmio de R$ 5 mil. Jucélia irá a Brasília na próxima semana participar de capacitação oferecida pelo FNDE junto aos demais finalistas, antes do anúncio dos vencedores.
Histórico
Do total de 2.433 receitas inscritas, 1.403 passaram pela fase eliminatória e foram à etapa estadual. As votações apontaram as 123 receitas que seguiram para a fase regional. Destas, apenas 15, entre elas o nhoque de abóbora, seguiram para esta última etapa. Agora é a vez de Jucélia contar a torcida de Mafra para ver sua receita brilhando entre as cinco vencedoras.