Prefeitura de Mafra lança programa Fila Zero na Saúde

Fila do SUS é coisa do passado em Mafra

 

 

 

  • Usuários presentes reagiram com aplausos e emoção. Todos saíram com as consultas exames agendados. Até o mês de fevereiro o objetivo é zerar a fila de mais de 4 mil pacientes que esperam desde 2012.

Acabar com as filas de esperas para exames e consultas no SUS. Essa é a ousada pretensão do inédito Programa Fila Zero, lançado oficialmente na manhã de terça-feira, 8, pelo Prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, pelo Vice-Prefeito Vicente Saliba e Secretaria da Saúde, Jaqueline Fátima Previatti Veiga, no London Club, na presença de centenas de usuários, além de vereadores e secretários municipais. Pelo programa a Secretaria Municipal de Saúde quer zerar a fila existente, de cerca de 4 mil exames e consultas em espera, até o mês de fevereiro de 2016.

Nesse dia foram entregues mais de 600 agendamentos de exames e consultas, reduzindo drasticamente a fila de espera em Mafra. Dona Angelina P. Schmitz de 66 anos, ficou extremamente feliz ao receber a pasta com o agendamento da sua mamografia de urgência. Ela pediu para marcar a consulta em agosto. “Quis abraçar o Prefeito Wellington por essa maravilhosa decisão”, declarou. Ela já chegou a esperar 3 anos para fazer um exame de endoscopia.  Ela foi uma das presentes que ovacionaram o prefeito, aplaudindo e gritando  com entusiasmo  ao final de sua fala. 

Uma surpresa positiva foi a notícia dada para a usuária do SUS, Jucélia de Avila de que seu exame será feito ainda este ano. Ela espera exame de tomografia há mais de 6 meses. Jucélia disse que ficou emocionada ao receber a notícia que faria o exame ainda em 2016. “Quando estive no SUS, me informaram que meu exame seria só no ano que vem. Foi muito bom a hora que recebi a notícia de que mudaram para esta semana. Me emocionei”, declarou.

Prefeito quer acabar com o problema crônico

O Prefeito Wellington Bielecki explicou que desde que assumiu a Prefeitura, procurou junto com companheiros de trabalho, como acabar com esse problema crônico no Brasil, que é a fila do SUS. “São mais de 4 mil pessoas esperando por consultas e exames desde 2012 e aí começa o Fila Zero e isso não vai mais acontecer em Mafra”, declarou.  Segundo o Prefeito, a agilidade na realização dos exames e consultas será proporcionada graças a vários convênios feitos pela Prefeitura com o Hospital São Vicente de Paulo, para especialidades de cardiologia, neurologia e cirurgias ginecológicas e outras clínicas e hospitais em Mafra e em cidades vizinhas, como para oftalmologia e otorrinolaringologia, na clinica Vida para os quais os pacientes vão fazer a consulta e os exames no mesmo dia.

No lançamento do programa Fila Zero os usuários presentes receberam uma pasta nominal, com a data do exame já agendada e as orientações sobre os exames que tem que levar, o agendamento do veículo e outras como o endereço da clínica, por exemplo.  O Vice-Prefeito de Mafra, Vicente Saliba, que também é médico, disse ser um dia de muita alegria ver essa ação inédita. “Isso faz a gente ficar satisfeito como o trabalho na política. Uma ação como esta nos dá ânimo e vontade de continuar trabalhando, pois vemos que as coisas podem dar certo com trabalho e dedicação”.

A prefeitura agora trabalha com planejamento e eficiência

O Vereador Eder Guielgen, que usou da palavra representando os vereadores presentes, Marize Valério, Clesiomar Witt, Márcia Nassif e Luiz Nader, agradeceu e parabenizou ao Prefeito e à administração municipal como um todo pelo programa. “Nós da Câmara estamos trabalhando harmoniosamente com o executivo e isso resulta numa nova etapa para Mafra”, declarou. Ele enalteceu a administração Wellington Bielecki. “Nosso Prefeito vem trabalhando com planejamento e eficiência para que nossa cidade se transforme”, declarou.

Já Andréia Scholze, médica Otorrinolaringologista da Clínica Vida de Itaiópolis, uma das conveniadas à Prefeitura, parabenizou o Prefeito pela iniciativa do Fila Zero “que está revolucionando a saúde pública de Mafra”. Ela destacou o ineditismo do programa. “Pela primeira vez exames e procedimentos serão feitos junto com a consulta médica e isso poupará o tempo dos pacientes, além de agilizar o tratamento de suas doenças”, disse, acreditando que “o programa servirá de exemplo para vários municípios brasileiros que hoje tem carência no atendimento de exames e médicos de diferentes especialidades”, concluiu. 

Dedicação dos Funcionários

O Prefeito Wellington e a Secretária Jaqueline Veiga enalteceram o trabalho e a dedicação dos funcionários do SUS, que não mediram esforços para que o programa Fila Zero se tornasse realidade em Mafra. “Deixamos aqui o nosso reconhecimento pelo árduo trabalho dos funcionários, sem o qual o Fila Zero não teria acontecido”, declararam.