Limpeza do rio Negro retira 3 mil quilos de lixo

Um total de 90 pneus, 2.300 kg de lixo doméstico e 700 kg de material reciclável foi o resultado do 1° rio Negro água limpa, realizado no último sábado nas margens e leito do rio que separa os municípios de Mafra (SC) e Rio Negro (PR). A operação envolveu a participação de aproximadamente 100 voluntários e abrangeu cerca de 3 km   da periferia dos dois municípios. Os resultados superaram as expectativas e surpreendeu os organizadores pelos objetos encontrados como sofá, vaso sanitário, cama de metal, bicicleta e outros. Eles tencionam repetir a ação a cada mês, atingindo outras áreas ainda poluídas, bem como margens de outros rios como o rio Bandeira, rio da Lança e rio Passa Três.   A próxima limpeza tem como local sugerido a proximidade da Pirambeira. Outras áreas estão sendo mapeadas, principalmente nas margens próximas aos bairros como Vila das Flores e Vila Solidariedade.

Como a operação foi uma medida curativa, os organizadores realizarão também palestras junto às escolas locais para que se possa trabalhar a questão preventiva.   O 1° rio Negro água limpa foi uma realização das Secretarias de Meio Ambiente das duas cidades, com apoio do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, Seluma, além de voluntários ligados à entidades de defesa do meio ambiente. O evento aproveitou o baixo volume de água verificado em razão da estiagem e constou no calendário de atividades desenvolvidas em razão da Semana do Meio Ambiente.

Para o Prefeito Jango Herbst toda e qualquer medida que vise garantir qualidade de vida deve ser apoiada.Todos dependemos da água para vivermos e por isso somos responsáveis pela sobrevivência do rio que abastece nossas cidades, declarou lembrando que há muitos anos o rio Negro já foi navegável, sendo responsável pelo transporte das riquezas da região.

O Secretário do Meio Ambiente, Onirio Jorge Medeiros agradeceu a todos que participaram e disse ter a certeza que o objetivo de despertar a consciência   para com o rio Negro e com o Meio Ambiente foi atingido.Se cada um fizer a sua parte, fica fácil para todos, afirmou.