Projeto Prefeitura nos Bairros supera expectativas

Prefeito, secretários e obras mais perto da população.

Os moradores do Bairro do Jardim América amanheceram no último sábado,   rodeados de máquinas, caminhões e funcionários municipais, que durante todo dia realizaram obras e serviços para a comunidade. Iniciou assim a ação Prefeitura nos Bairros que pretende ser uma constante da administração municipal, de estar presente no bairro, convivendo de perto com a população, dela recebendo pedidos, críticas e sugestões.

Patrolamento e empedramento de ruas, limpeza de passeios, ações de saúde, envolvendo atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, avaliações posturais e psicológicas, recreação e distribuição de pipoca entre outras, foram algumas das atividades realizadas no último sábado, no Jardim América. A população local participou e pode conversar com o Prefeito Jango Herbst, o Vice-Prefeito, Carlos César Pigatto e todos os secretários. No mesmo dia foi oferecida, gratuitamente, a confecção de Carteira de Identidade.

Logo no início da manhã, a senhora Roseli dos Santos e seus três filhos, sendo um bebe de 2 meses, estiveram no local. Utilizou serviços do médico pediatra para seu bebe, do dentista e   providenciou carteira de identidade para duas filhas. Definiu a realização do Executivo como ótima oportunidade para quem não pode pagar pelos serviços e não encontra vaga nos postos. Sugeriu que novas vezes o Jardim América receba Prefeitura nos bairros.

A opinião foi compartilhada pela família de Orlandina Euko, de 79 anos. Ela, a filha Irene e dois netos, de 17 e 20 anos dedicaram a manhã de sábado para   várias consultas. Dona Orlandina aferiu a pressão, fez teste de glicemia, consultou com clínico geral e foi encaminhada para consulta com médico cardiologista e ortopedista. E esperou a filha fazer avaliação postural, preventivo e avaliação psicológica. Para eles, o povo do bairro precisava da atenção dispensada.Deve acontecer mais seguidamente, pediram.

Na avaliação do Prefeito Jango Herbst e dos Secretários Municipais o projeto  Prefeitura nos Bairros cumpriu com o que se propôs e atendeu a população de forma direta.Acredito que superamos as expectativas. Esta é   uma forma de interagirmos diretamente com a população. Estivemos   na comunidade, verificamos as dificuldades e agimos da melhor maneira a fim de atendermos às necessidades no todo, declarou.

Além de todas as secretarias municipais, o projeto contou com apoio e participação do 5°RCC, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil (através do serviço de Identificação), UnC, Celesc e Centro Comunitário.

Atividades desenvolvidas no Projeto Prefeitura nos Bairros

Secretaria do Desenvolvimento Urbano:

–          Capinagem, varrição e pintura de meio-fio, limpeza geral, recolhimento de galhos e entulhos na Praça João XXIII;

–          Capinagem, varrição das sargetas e calçadas, raspagem e pintura de meio fio e postes, retirada de terra e limpeza de quatro terrenos, poda de 26 árvores e retirada de galhos e entulhos da Av Cel. José Severiano Maia;

–          Limpeza e retirada de galhos e entulhos no Posto de Saúde e na creche Fiorige Bona.

Departamento de trânsito:

–          Sinalização vertical e horizontal de lombada e pintura de lombada e de faixa de pedestre na rua João Maria do Valle.

Secretaria da Habitação:

–          Preenchimento de 8 cadastros para aquisição de casa própria;

–          34 atendimentos para esclarecer sobre o processo de aquisição e construção de conjuntos habitacionais;

–          Divulgação de documentos para preenchimento de ficha de cadastro.

Secretaria do Meio Ambiente:

–          Coleta de lixo reciclável;

–          Levantamento de esgoto lançado em vias públicas;

–          Coleta de entulhos realizada em terrenos baldios.

Secretaria de Governo e Cidadania:

–          Confecção de 146 carteiras de identidade, oferecidas gratuitamente às fotografias necessárias;

–          Preenchimento de 18 requerimentos sobre assuntos diversos, como pedidos de esgoto, manilhamento, etc;

–          Atendimento ao público pelo Procon.

Secretaria de Saúde:

–          69 atendimentos médicos;

–          51 avaliações posturais;

–          73 avaliações posturais;

–          12 atendimentos de Serviço Social;

–          27 atendimentos de psicologia;

–          24 exames preventivos;

–          12 atendimentos odontológicos;

–          13 consultas de enfermagem

Secretaria Municipal de Educação:

–          Desenvolvidas atividades de pintura em rosto (239); pintura livre (253); recreação com brincadeiras variadas; distribuição de pipoca (1.100 pacotes).

Secretaria de Obras:

–          Patrolamento e empedramento e limpeza na rua Vereador Bento Manoel de Lima, entre a rua santos Dumont e Antonio Nunes;

–          Patrolamento e empedramento na rua Emílio Evers, entre a rua Santos Dumont e Antônio Nunes;

–          Patrolamento e limpeza   na rua Antonio Rebelato;

–          Patrolamento e empedramento da rua Ovande do Amaral (200 metros);

–          Trabalho de retroescavadeira para ampliação da curva na rua Paulo Heyse Filho;

–          Pedras espalhadas na rua Pio. Braz Moreira.

Secretaria da criança e Ação Social:

–          Atendimentos com o Bolsa Família e Conselho Tutelar, e fornecimento de informações sobre os projetos desenvolvidos pela pasta, como o do Horto Medicinal, do CCI.

Estiveram ainda presentes no Jardim América, no projeto Prefeitura nos Bairros, a Ouvidoria, a Assessoria Jurídica e as Secretarias da Fazenda e Administração   e fazendo atendimentos ao público e prestando esclarecimento