Mafra participa de projeto de capacitação em Turismo Rural

 


         Integram o projeto Bela Vista do Toldo, Campo Alegre, Canoinhas, Itaiópolis, Irineópolis, Joinville, Mafra, Matos Costa, Monte Castelo, Papanduva,   Porto União, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Três Barras.


 


O Município de Mafra esteve representado na última quarta-feira, em   Três Barras, no Seminário de Troca de Experiências   e Avaliação do Projeto de Capacitação em Turismo Rural de Agricultores Familiares e Estudantes Técnicos do Planalto Norte Catarinense.   Ao todo participam do projeto,   agricultores, estudantes técnicos, técnicos da Epagri e SDRs, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Prefeitos ou representantes dos 15 municípios da região e dos Ministérios do Turismo e Desenvolvimento Agrário.


Em Três Barras o município de Mafra apresentou suas potencialidades turísticas e   produtos característicos como o mel, bolachas caseiras, produtos agrícolas, e conservas. O Prefeito Jango Herbst declarou, através de gravação passada aos presentes,   seu total apoio ao projeto e o interesse em que o Mafra integre a região no desenvolvimento de ações voltadas ao turismo rural.


O projeto busca o desenvolvimento de caminhos alternativos de capacitação que leve em consideração o contato dos agricultores e estudantes com a realidade concreta do meio rural e da agricultura familiar, servindo como instrumento complementar à estratégia de formação do IELUSC.   Pelo projeto pretende-se implementar um programa de capacitação voltado ao desenvolvimento da atividade turística   no meio rural, tendo como base a preservação ambiental e a valorização da multifuncionalidade da agricultura familiar e do meio rural. Está sendo desenvolvido pelo Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus  IELUSC, com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Regionais-SDRs, Prefeituras Municipais, Epagri, Pronaf, Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Agrário.  


O seminário em Três Barras contou com a presença da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Mafra que acompanhou   produtores, artesãos e técnicos à reunião.